Home Futebol Flávio Prado aprova mudanças na seleção brasileira: “Isso é ótimo”

Flávio Prado aprova mudanças na seleção brasileira: “Isso é ótimo”

Jornalista avaliou atitude de Dorival Júnior nos bastidores do Brasil e elogiou iniciativa do treinador, que busca novos rumos para a Amarelinha

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.
Dorival Júnior - Seleção Brasileira

Jornalista destacou a atuação de técnico da seleção brasileira (Reprodução Catherine Ivill/Getty Images)

O jornalista Flávio Prado analisou a informação do portal Uol Esporte sobre a iniciativa de Dorival Júnior, que utilizará vídeos para instruir ainda mais os jogadores da seleção brasileira. Na visão do comentarista, durante o Bate-Pronto, da rádio Jovem Pan, a atitude do técnico do Brasil é elogiável.

PUBLICIDADE

Flávio Prado analisa mudanças na seleção brasileira

“Gostei [da iniciativa de Dorival].”, iniciou o jornalista. “Acho que você tem que usar o que tem a seu favor, tudo que pode usar para melhorar seu trabalho”, prosseguiu.

“O Tite mandava muitas mensagens por posição de jogador. Hoje o futebol está muito detalhado”, comparou.

PUBLICIDADE

Além disso, o jornalista destacou a necessidade de inovar nos treinamentos. Flávio citou o Arsenal como exemplo, que contratou um profissional especializado em escanteio e tem seguido o atual padrão europeu, utilizando a inteligência artificial para um maior desenvolvimento ofensivo.

Outra estratégia de Dorival Júnior está relacionada ao ingresso de um psicólogo no escrete canarinho. A busca por um equilíbrio emocional dos jogadores foi elogiada por Flávio.

“Achei ótimo o retorno de um psicólogo à seleção brasileira. Acho que desde 62, [quando] o Dr. Paulo de Carvalho tinha um psicólogo na seleção [que o Brasil não contratava esse profissional]. Foi ótimo, uma evolução”, disse Prado.

Para justificar que a decisão de Dorival Júnior foi acertada, Flávio Prado mencionou uma declaração de Richarlison, que após a Copa do Mundo de 2022, ele teria pensado em “suicídio”.

PUBLICIDADE

Estratégia de Dorival Júnior

Foco da análise de Flávio Prado, Dorival teria exibido vídeos do Flamengo e São Paulo sob o seu comando. O objetivo do treinador seria orientar os seus jogadores sobre seu esquema tático, visando uma maior preparação para jogos da última Data Fifa.

Dorival ainda teria encaminhado vídeos individuais, para uma orientação relacionada à cada posição.

“Ele tinha um tempo muito pequeno e uma cobrança muita grande. A gente sabe que se ele tivesse perdido os dois jogos já estaria ameaçado ou demitido, porque é assim que a coisa funciona, infelizmente”, avaliou o comentarista da Jovem Pan.

Por fim, a excursão de Dorival pela Europa em seus dois primeiros desafios como técnico do Brasil saiu com um saldo positivo. Nesta última Data Fifa, o técnico estreou à frente do escrete canarinho em jogo contra a Inglaterra, no emblemático estádio do Wembley, em Londres. Em campo, o Brasil derrotou os ingleses por 1 a 0, com gol de Endrick.

PUBLICIDADE

O segundo desafio ocorreu no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, diante da Espanha. Após sair perdendo por 2 a 0, o Brasil mostrou poder de reação para arrancar o empate. Os espanhóis anotaram o terceiro tento e o escrete canarinho buscou o resultado com um gol de Lucas Paquetá nos acréscimos.