Home Esportes Olímpicos Gabriel Medina chega com moral para a disputa das Olimpíadas

Gabriel Medina chega com moral para a disputa das Olimpíadas

O surfista brasileiro teve classificação framática para o grande evento esportivo, mas histórico no local das provas pode favorecer e render pódio

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Gabriel Medina conquista vaga nas Olimpíadas de Paris

Gabriel Medina conquistou vaga para as Olimpíadas de Paris nos últimos minutos. (Crédito: Divulgação / Time Brasil, via 'X')

Gabriel Medina garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris de maneira emocionante no ISA Games, última competição classificatória antes do grande evento. Porém, apesar de quase ficar de fora, o brasileiro chega para o Jogos Olímpicos com a moral de performar bem no local das provas de surfe.

PUBLICIDADE

A modalidade das Olimpíadas de Paris será disputada em Teahupoo, no Taiti, local tradicional de etapas do Circuito Mundial. Nas águas taitianas, Gabriel Medina costuma ter bom desempenho e o pior resultado desde 2014 foi um 3º lugar, em 2016 sendo o melhor colocado em 2014 e 2018:

  • 2014: 1º lugar;
  • 2015: 2º lugar;
  • 2016: 3º lugar:
  • 2017: 2º lugar;
  • 2018: 1º lugar;
  • 2019: 2º lugar;
  • 2020: Não realizada por conta da pandemia de covid-29;
  • 2021: Não realizada por conta da pandemia de covid-29;
  • 2022: Gabriel Medina não participou;
  • 2023: 2º lugar.

Estilo de Gabriel Medina combina com local das provas das Olimpíadas de Paris

O palco das provas de surfe nesta edição de Jogos Olímpicos pode contribuir e muito para as expectativas de medalha com o brasileiro. De acordo com Guilherme Costa, do ge.globo, as características das ondas de Teahupoo são “perfeitas” para Gabriel Medina.

PUBLICIDADE

“A onda costuma ser tubular alta, cheia, e para esquerda. Tubular alta é aquela em que privilegia os tubos, mas com altura bem grande. Assim, quem é forte fisicamente e tem uma técnica apurada, leva vantagem, que é o caso de Medina”, escreve o jornalista da Globo.

Além disso, Guilherme destaca que a direção de quebra das ondas e os riscos da praia que sediará o surfe nas Olimpíadas de Paris também privilegiam as características do brasileiro.

“A quebra da onda para a esquerda significa que os surfistas Goofy, que surfam com o pé direito à frente, que é o caso de Medina, têm vantagem. Por fim, Teahupoo é um local perigoso, em que a decisão da escolha das ondas é ainda mais importante. E Medina sempre foi um mestre nesta estratégia”, avalia Guilherme Costa.

Com Gabriel Medina confirmado na disputa, os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto. Já o surfe está previsto para ser realizado de 27 a 30 de julho.

PUBLICIDADE