Home Futebol Heron Ferreira elege melhor treinador do futebol brasileiro

Heron Ferreira elege melhor treinador do futebol brasileiro

Técnico com largo currículo no futebol nacional e internacional não poupou elogios a Vanderlei Luxemburgo

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Heron Ferreira exaltou Vanderlei Luxemburgo

Heron Ferreira, técnico de futebol. (Reprodução/Charla Podcast)

Os últimos trabalhos de Vanderlei Luxemburgo podem não ter sido bons, mas ele segue em alta entre muitos profissionais do futebol brasileiro. Heron Ferreira, que foi auxiliar-técnico no início da década de 90, não teve dúvida em apontar Luxemburgo como o melhor treinador do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

“Trabalhei com muitos treinadores, eu respeito todos. Para mim, o Vanderlei é o melhor porque sabe de tudo dentro das quatro linhas. Quando a gente estava no Flamengo, fomos jogar contra o Botafogo no Caio Martins, pelo Carioca. A galera nos xingando (risos). 1 a 0 Botafogo e estou do lado dele e ele: ‘Heron, vai acabar 1 a 0 o primeiro tempo, vai acabar 1 a 0 e a gente vai ganhar o jogo ’, iniciou Heron, durante participação no Charla Podcast.

“Botafogo pressionando, zaga do Flamengo afastando. O juiz apitou o fim do primeiro tempo. Vanderlei bateu no meu braço e disse: ‘ganhamos o jogo’. E viramos mesmo: 2 a 1. A visão dele não é de qualquer um. Ele tem uma noção espacial, de posicionamento, de jogador, do adversário, quem está mal, onde pode atacar, onde pode posicionar, que eu nunca vi ninguém fazer… E eu vi isso lá atrás quando estava começando. O temperamento dele como treinador é totalmente diferente como pessoa. Vocês veem ele cozinhando. Lá em Bragança ele falava que iria fazer um suflê a Luxemburgo (risos)”, completou.

PUBLICIDADE

Heron trabalhou com Vanderlei Luxemburgo no início de carreira do treinador a convite do conterrâneo.

“Trabalhei de 89 a 92 na época do Bragantino. Depois, veio o Flamengo, o Guarani e depois fui trabalhar em 2000 no Corinthians quando ele rompeu o tendão de aquiles. Na verdade, eu fui indicado pelo Renê Simões para montar o futebol amador do Bragantino e o Renê indicou o Vanderlei para dirigir o profissional. Eu ainda não o conhecia”, comentou.

“Passei a fazer a observação dos adversários para o Vanderlei. A partir dali passou a haver uma sintonia muito grande entre eu ele. Num certo momento ele me puxa para o profissional e passo a trabalhar como auxiliar dele”, acrescentou.

Heron Ferreira treinou diversos times brasileiros, entre eles o Vila Nova-GO e Santa Cruz. O seu último trabalho ocorreu no Al-Merreikh, do Sudão. Já Vanderlei Luxemburgo está livre no mercado desde a demissão no Corinthians no fim de setembro do ano passado.

PUBLICIDADE