Jason Kelce anunciou sua aposentadoria da NFL após 13 temporadas, todas atuando pelo Philadelphia Eagles. (Nathan Ray Seebeck-USA TODAY Sports)
Nesta segunda-feira (4),o center do Philadelphia Eagles, Jason Kelce, anunciou a sua aposentadoria da NFL após 13 temporadas em uma entrevista coletiva realizada nas instalações da franquia.
“Já me perguntaram muitas vezes por que escolhi futebol americano — o que me atraiu para o jogo — e nunca tenho uma resposta que explique direito”, disse Kelce, durante o discurso, que foi interrompido diversas vezes, pois foi dominado pela emoção. “A melhor maneira que eu poderia explicar é o que atrai para sua música favorita… seu livro favorito. É o que te faz sentir. A seriedade disso. A intensidade disso.
“Pisar no campo foi o momento em que me senti mais vivo e livre. Havia uma sensação visceral com o futebol americano, diferente de qualquer outro esporte. Os pelos do meu braço se arrepiava. Eu podia acertar alguém como um lunático descontrolado e então ouvir: ‘Bom trabalho’. Eu amo o futebol americano”.
Escolhido na sexta rodada do Draft de 2011, Kelce, de 36 anos, foi selecionado em sete Pro Bowls em 13 temporadas, sendo nomeado para o primeiro time All-Pro pela sexta vez em 2023. Desde a fusão da NFL com a AFL em 1970, ele é o único center que venceu um Super Bowl (na temporada de 2017) e conquistou seis eleições para o primeiro time All-Pro.
Há alguns anos, o lendário jogador de linha ofensiva cogitava se aposentar, mas após a última temporada, ficou claro que seria diferente. Conforme relatado pelo jornalista da ESPN dos Estados Unidos, Adam Schefter, ele disse aos seus companheiros de time que seus dias como jogador haviam se acabado depois da derrota na Rodada de Wild Card contra o Tampa Bay Buccaneers em janeiro.
Kelce é o quinto center na história da NFL a ter seis seleções para o All-Pro. Os outros quatro — Jim Otto, Bulldog Turner, Dermontti Dawson e Jim Ring — integram do Hall da Fama do Futebol Americano Profissional.
Os Eagles já têm um sucessor para a posição. No Draft de 2022, Cam Jurgens foi selecionado na segunda rodada. Kelce chamou Jurgens de “meu jogador favorito no draft” após a seleção ter sido feita, afirmando que a equipe havia pedido para avaliar centers vindo do futebol americano universitário nos últimos dois a três anos. Jurgens foi o que recebeu a comparação mais favorável para ele.
Kelce tem várias opções para seguir após a sua carreira como jogador. Depois da conquista do Super Bowl com os Eagles em 2018, ele tornou-se um ícone local. Desde então, ele recebeu fama nacional e agora internacional, começando com o “Kelce Bowl” entre Eagles e Chiefs em 2023 e o popular podcast “New Heights”, que atingiu outro nível quando o seu irmão, Travis, começou a se relacionar com a cantora Taylor Swift, considerada uma das pessoas mais reconhecíveis no planeta.
Segundo a ESPN dos Estados Unidos, várias emissoras supostamente tentando atraí-lo antes do Super Bowl LVIII.

