Mac Jones no túnel de acesso para os vestiários. (IMAGO/USA TODAY Network)
A passagem de Mac Jones pelo New England Patriots pode estar chegando ao fim.
Conforme relatado pelo jornalista da ESPN dos Estados Unidos, Adam Schefter, neste domingo (10), os Patriots estão finalizando uma troca para enviar Jones para o Jacksonville Jaguars. Schefter acrescentou que as duas franquias estão discutindo envolver uma escolha de sexta rodada do Draft deste ano.
Natural de Jacksonville, o quarterback de 25 anos poderá voltar para a sua cidade natal.
A troca não poderá ser oficializada antes do início do ano fiscal da NFL, que começará na quarta-feira (10).
Selecionado na 15ª escolha geral do Draft de 2021 pelo New England, Jones fez a pior temporada da carreira em 2023. O quarterback vindo da Universidade do Alabama disputou 11 dos 17 jogos da temporada regular, registrando aproveitamento de apenas 64,9% dos passes completados, 2.120 jardas lançadas, 10 touchdowns e 12 interceptações, o que resultou em um quarterback rating de 77,0, o segundo pior entre os 32 jogadores qualificados para integrar o ranking. Ele começou as partidas pelos Patriots até a semana 12, mas posteriormente foi colocado no banco na rodada seguinte e não entrou mais em campo, sendo substituído por Bailey Zappe.
Jones teve um início de carreira promissor no seu ano de calouro. Na temporada de 2021, ele chegou a ser eleito para o Pro Bowl e foi o segundo mais novato para o prêmio de Novato Ofensivo do Ano, atrás do wide receiver do Cincinnati Bengals, Ja’Marr Chase. Naquela ocasião, Jones terminou 2021 acertando 67,6% dos lançamentos, 3.807 jardas, 22 touchdowns e 13 interceptações, com QB Rating de 92,5.
A temporada seguinte foi desafiadora para o jovem quarterback. De 2021 para 2022, Josh McDaniels, coordenador ofensivo no ano de calouro de Jones deixou os Patriots para assumir o posto de técnico principal do Las Vegas Raiders. O New England então contratou Joe Judge para o cargo de treinador de quarterbacks e assistente ofensivo, que havia dispensado como head coach do New York Giants, e mudado a função de Matt Patricia, de assistente do técnico principal para treinador de linha ofensiva e conselheiro sênior do ataque. Com isso, Jones apresentou uma queda drástica no desempenho, acertando 65,2% dos passes, 2.997 jardas, 14 touchdowns e 11 interceptação, resultando em um quarterback rating de 84,8.
Na temporada passada, os Patriots assinaram com Bill O’Brien que, assim como Judge e Patricia, era um “velho conhecido” da franquia devido a passagens anteriores para ser o coordenador ofensivo da equipe. Entretanto, a mudança não surtiu efeito, principalmente por causa da queda nos números de Jones.
Jones deverá ser o segundo quarterback dos Jaguars, sendo suplente do QB escolhido na primeira seleção geral do Draft de 2021, Trevor Lawrence.

