Home Outros Esportes NFL aprova mudanças no kickoff e em outras regras importantes para 2024

NFL aprova mudanças no kickoff e em outras regras importantes para 2024

Donos dos times da liga votaram a favor de cinco mudanças para a próxima temporada

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Foto: Jason Miller/Getty Images

Na última semana, os donos das 32 equipes da NFL se reuniram em Orlando para debater diversas questões sobre o funcionamento da liga. Entre os tópicos abordados estavam as mudanças nas regras para 2024, e cinco delas foram aprovadas. Confira a seguir em detalhes quais são as novas regras que você precisa saber antes da próxima temporada começar.

PUBLICIDADE

KICKOFF

Sem dúvida, a alteração do kickoff é uma das maiores mudanças que a NFL fez nas últimas décadas. Atualmente a jogada tem pouco impacto durante as partidas, já que apenas 20% dos chutes são retornados. A esperança é que este número aumente para 50 ou 60% sem que o número de lesões (grande problema desta jogada) também aumente.

Inspirado no chute da XFL, o novo kickoff da NFL (que foi elaborado pelos coordenadores dos times especiais nos últimos dois anos) funcionará da seguinte maneira: o kicker vai continuar chutando a bola da linha de 35 jardas do seu próprio campo. No entanto, os jogadores do seu time ficarão posicionados na linha de 40 jardas do território adversário, sendo que a sua distribuição no campo será a mesma que já existe hoje.

PUBLICIDADE

Do outro lado, sete jogadores do time retornador ficarão na linha de 35 jardas do seu próprio campo. Outros dois podem se posicionar livremente atrás deles. Entre a linha de 20 jardas e a goal line, que será considerada a “zona de aterrissagem para os chutes”, estarão os dois retornadores da equipe.

PUBLICIDADE

Quando o kicker fizer o kickoff, apenas ele e os dois retornadores podem se movimentar. Todos os outros jogadores precisarão esperar a bola ser tocada pelo chão ou pelo retornador. Com a distância entre os atletas reduzida a cinco jardas e o fato de não poderem se movimentar antes da bola tocar algo, a ideia é evitar colisões em alta velocidade (algo que gera muitas concussões).

Se a bola chegar na zona de aterrissagem, os retornadores precisarão retornar o chute e não há a possibilidade de pedir fair catch. Se a bola tocar nesta zona, for para a endzone e o time escolher não retornar, o touchback será na linha de 20 jardas. Já se o chute for direto para a endzone, o touchback será na marca de 30 jardas. E se a bola não chegar na zona de aterrissagem ou for chutada direto para fora, o time que a está recebendo começará sua campanha na linha de 40 jardas do próprio campo.

Com esta nova regra, os onside kicks também foram modificados. Agora será preciso avisar os árbitros sobre a tentativa, mas o posicionamento dos jogadores para o chute continua sendo o mesmo dos últimos anos. Quando um time declarar um onside kick, a bola só poderá viajar uma distância de 25 jardas. Com a alteração, onside kicks surpresas não serão mais possíveis. No entanto, isso não deverá afetar muito os jogos. Em 2023, apenas dois deles foram tentados.

HIP DROP TACKLE

A mudança de regra mais controversa foi a proibição do hip drop tackle. Esta jogada, de acordo com a NFL, causa muitas lesões (ao menos uma por semana de jogo), e por isso será punida com uma falta de 15 jardas a partir de 2024.

PUBLICIDADE

Segundo a liga, um hip drop tackle é uma jogada em que o defensor “(a) agarra o corredor com as duas mãos ou o envolve o com os dois braços” e “(b) desequilibra-se girando e abaixando os quadris e/ou a parte inferior do corpo, aterrissando no adversário e prendendo sua(s) perna(s) no joelho ou abaixo.”

PUBLICIDADE

Apesar dos 32 donos terem votado a favor desta regra, a Associação de Jogadores (NFLPA) e vários atletas se declararam contra a nova medida. Eles alegam que esta não é uma técnica ensinada, mas sim algo que acontece quando se está tentando derrubar um jogador.

DESAFIOS

Por conta de uma proposta do Detroit Lions, a partir de 2024 os times ganharão uma terceira oportunidade de desafiar uma jogada se tiverem sucesso em um dos seus desafios durante a partida. Até então, este bônus só era possível se o técnico ganhasse os dois desafios que fizesse.

FALTAS

Em uma jogada em que há uma (ou mais) troca de posse de bola e os dois times cometeram faltas, as infrações ofensivas de maior gravidade (como violência desnecessária) serão aplicadas. Anteriormente, se as duas equipes fossem penalizadas, as faltas eram anuladas e o ataque se beneficiava desta situação.

REPLAY

Por fim, algumas mudanças também foram aprovadas em relação ao que pode ser revisado. Agora o coordenador de replay irá corrigir chamadas de intentional grounding e roughing the passer que foram marcadas de forma errônea. O sistema de replay também poderá ser usado para ver se o relógio expirou antes do começo das jogadas. Outra novidade que vai poder ser revisada é se o quarterback está no chão ou fora de campo antes de lançar um passe.

PUBLICIDADE