Home Futebol Palmeiras encarou Ponte Preta no Paulistão que ‘abriu’ série de títulos

Palmeiras encarou Ponte Preta no Paulistão que ‘abriu’ série de títulos

Verdão reencontra a Alvinegra de Campinas no mata-mata do Campeonato Paulista pela primeira vez desde a conquista que ‘inaugurou’ anos consecutivos sendo campeão

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Palmeiras x Ponte Preta no Paulistão 2020

Palmeiras recebeu a Ponte Preta nas semifinais do Paulistão de 2020. (Créditos: Fabio Menotti / Palmeiras, via Flickr)

O Palmeiras enfrenta a Ponte Preta neste sábado (16), às 18 horas (de Brasília), pelas quartas de final do Paulistão, buscando seguir vivo para tricampeonato consecutivo. Atual vice-líder do Grupo B, a equipe campineira também esteve no caminho do Alviverde no título do Paulistão de 2020, o primeiro de uma sequência de ao menos uma conquista por ano.

PUBLICIDADE

Naquele ano, o Paulistão esteve adiado por conta da pandemia de covid-19. Porém, a competição foi ‘interrompida’ e teve um grande intervalo meses durante um período. O Verdão, então comandado por Vanderlei Luxemburgo, teve a melhor campanha no Grupo C e eliminou o Santo André nas quartas de final.

Por sua vez, a Ponte Preta terminou na segunda colocação do Grupo A, mas surpreendeu ao eliminar o Santos no início da fase eliminatória da competição. Como o Alviverde teve a melhor campanha geral do torneio estadual, a segunda partida foi no Allianz Parque.

PUBLICIDADE

O Palmeiras não mostrou muito brilho para eliminar a Macaca em 2020. No dia 2 de agosto, Palmeiras e Ponte Preta foram para a partida de jogo único de semifinal do Paulistão.

Jogando no Allianz Parque, o Verdão foi econômico e ficou no 1 a 0, com Patrick de Paula anotando o gol da vitória nos acréscimos do primeiro tempo.

Depois de eliminar a Ponte Preta nas semis, Palmeiras conquistou o título do Paulistão em Dérbi

Após passar pela Alvinegra de Campinas, o Verdão teve o arquirrival na grande decisão do Campeonato Paulista, repetindo a ‘dose’ de 2018. O dois jogos foram bem equilibrados e terminaram em empate.

No primeiro deles, dia 5 de agosto, Palmeiras e Corinthians ficaram no 0 a 0. Três dias depois, em 8 de agosto, nova igualdade entre os arquirrivais, desta vez em 1 a 0. No entanto, o Verdão levou a melhor nas cobranças de pênaltis e ficou com a taça.

PUBLICIDADE

O título do Paulistão de 2020 foi o primeiro da série de conquistas anuais do Alviverde nas últimas temporadas. Além disso, foi o último de Vanderlei Luxemburgo pela Palmeiras, sendo também o último que não foi sob o comando de Abel Ferreira.

O técnico português ainda chegaria em outubro daquele ano, após a demissão de Luxembrugo por conta de série de resultados negativos. Assim, desde a conquista do estadual na temporada 2020, o Palmeiras ergueu ao menos um título por temporada:

  • 2020: Paulistão, Libertadores e Copa do Brasil;
  • 2021: Libertadores;
  • 2022: Recopa Sul-Americana, Paulistão, Brasileirão Série A;
  • 2023: Supercopa do Brasil, Paulistão, Brasileirão Série A.