Home Futebol Palmeiras e Santos são empecilhos para reprise de ‘Final Caipira’ no Paulistão

Palmeiras e Santos são empecilhos para reprise de ‘Final Caipira’ no Paulistão

O Peixe e o Verdão tentam impedir que tenha uma repetição da final improvável do Campeonato Paulista

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Elenco do Bragantino de 1990

Jogadores do Bragantino campeão do Paulistão de 1990 (Acervo Bragantino)

O Paulistão 2024 chega na sua fase de semifinal com dois clubes grandes e dois “intrusos”. Palmeiras e Santos vão enfrentar Novorizontino e Red Bull Bragantino, respectivamente.

PUBLICIDADE

Pela tradição, claro, Palmeiras e Santos entram como favoritos à disputar o título. Mas, se der uma final improvável, entre Novorizontino e Red Bull Bragantino, não chega a ser tão improvável assim, pois essa final já aconteceu anteriormente.

Novorizontino x Bragantino na final do Paulistão

Bragantino e Novorizontino já chegaram uma vez cada um na final do Campeonato Paulista. E, coincidentemente, foi no mesmo ano. Em 1990, as duas equipes decidiram a competição, com o time de Bragança Paulista levando a melhor.

PUBLICIDADE

Na época, o Paulistão tinha 24 clubes e era dividido em três fases. Os times foram divididos em dois grupos de 12, jogando contra todos os times da competição.

Depois, havia uma repescagem com dois grupos de sete e uma terceira fase, com mais dois grupos de sete. Então, o campeão de cada grupo fazia a final. E, o Novorizontino e o Bragantino terminaram em primeiro de seus grupos na última fase.

Na final, em dois jogos, tivemos dois empates por 1 a 1. Por ter feito a melhor campanha, o Bragantino foi o campeão.

Na época, o Bragantino era comandado por Vanderlei Luxemburgo. Esse foi o primeiro grande trabalho de Luxa como treinador, que viria a ser um dos principais técnicos do Brasil na década de 90 e 2000.

PUBLICIDADE

Escalações do jogo final:

Bragantino: Marcelo, Gil Baiano, Júnior, Carlos Augusto e Biro Biro; Mauro Silva (Franklin), Ivair, Mazinho (Robert) e Tiba; Mário e João Santos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Novorizontino: Maurício, Odair (Edmílson), Fernando, Márcio Santos e Luís Carlos Goiano; Marcão, Tiãozinho e Édson; Barbosa, Roberto Cearense (Flávio) e Róbson. Técnico: Nelsinho Baptista.

Paulistão 2024

Hoje (27), o Santos recebe o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, às 20h30. Amanhã (28), às 21h35, é a vez de Palmeiras x Novorizontino duelarem no Allianz Parque.

PUBLICIDADE

Vale destacar que essa fase da competição é jogo único. Quem vencer, avança à final. Em caso de qualquer empate, a decisão será nos pênaltis.