Home Esportes Olímpicos Real Madrid questiona a presença massiva de jogadores do Barcelona na seleção espanhola

Real Madrid questiona a presença massiva de jogadores do Barcelona na seleção espanhola

Escrete da Espanha está novamente no centro das atenções; a polêmica agora é desconfiaça dos merengues de um possível favorecimento de jovens talentos provenientes do Barça

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Pau Cubarsí

Pau Cubarsí em jogo da La Liga entre Atletico Madrid e FC Barcelona (IMAGO / NurPhoto)

O destaque dado à recente convocação de Pau Cubarsí, jogador que com apenas 17 anos fez sua estreia no time principal do Barcelona, é especialmente notável. Esta escolha, segundo o site Les Transferts, reacendeu o debate entre os torcedores do Barça e do Real Madrid, com alguns criticando a Federação Espanhola e a comissão técnica por supostamente dar preferência aos jovens catalães.

PUBLICIDADE

Na verdade, tem sido observado que alguns jovens formados na cantera do Barça foram prematuramente convocados para a seleção, como Pedri, Gavi, Alejandro Baldé e Ansu Fati.

Enquanto alguns desses jovens se estabeleceram rapidamente como jogadores fundamentais na seleção, outras convocações têm sido questionadas por sua aparente precipitação.

PUBLICIDADE

Isso levanta debates sobre um possível favoritismo para o Barcelona por parte da Federação Espanhola de Futebol, ou se a explicação seria a necessidade de renovação na equipe ou a falta de outras opções.

A comparação entre jogadores de renome tem alimentado um debate fervoroso. Por exemplo, Brahim Diaz, atuando pelo Real Madrid e com certa bagagem, ainda não teve a mesma chance de se destacar na equipe nacional como outros — essa aliás teria sido uma das razões para ele ter escolhido atuar pela seleção do Marrocos.

Essa discrepância tem sido um tema quente entre discussões na mídia e nas plataformas online, com torcedores do Real Madrid demonstrando sua insatisfação. Revela-se que dos últimos 12 jovens convocados para a seleção com menos de 20 anos, 9 vieram do Barcelona.

PUBLICIDADE

Desde o Euro 2020, a ausência de jogadores do Real Madrid convocados por Luis Enrique começou a desvincular parte da torcida merengue da seleção. Esse fenômeno pode intensificar a rivalidade histórica entre os adeptos dos dois gigantes do futebol espanhol.

Convocação não foi tão bem recebida em Barcelona 

Com apenas 17 anos de idade, Pau Cubarsí chamou a atenção do mundo do futebol durante o confronto de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Napoli, onde foi coroado melhor jogador em campo.

O destaque em uma partida tão importante trouxe o jovem atleta para o primeiro plano do futebol europeu, transformando-o no novo queridinho do Barcelona. Com um contrato até 2026 e uma cláusula de rescisão fixada entre 10 e 15 milhões de euros, Cubarsí se tornou alvo de vários gigantes europeus.

O Barcelona, que segue com graves problemas financeiros, enfrenta agora esse desafio: a crescente popularidade de Pau Cubarsí.

PUBLICIDADE

Diante do interesse manifestado por times como o PSG, é imperativo para os dirigentes do clube catalão renovar o contrato desta jovem promessa o quanto antes. Tal ação é crucial para garantir a presença de Cubarsí no elenco a longo prazo e impedir que adversários tentem atraí-lo para fora do Camp Nou.

Porém, esse quadro se tornou mais difícil para o Barca depois da recente convocação para a seleção espanhola pelo técnico Luis de la Fuente para os jogos contra Colômbia e Brasil.

O chamado para defender o escrete espanhol é um indicativo de sua meteórica ascensão, considerando que ele ingressou na equipe sub-17 há poucos meses.

PUBLICIDADE

A presença de Cubarsí no cenário internacional não apenas destaca o seu talento excepcional, mas também aumenta seu valor de mercado consideravelmente.

A briga entre o Barcelona e a seleção espanhola

Pau Cubarsí tornou-se um elemento central nos planos do futuro para os culés e para a Fúria. No Barça, o jogador é visto como um símbolo de renovação e esperança, apontando para um futuro brilhante e cheio de sucessos, no cenário doméstico quanto internacional.

A seleção espanhola conta com um novo talento que já está causando impacto significativo na sua linha defensiva, potencializando o time para conquistas em âmbito internacional.

No entanto, apesar do descontantamento do Real Madrid, o Barcelona, por outro lado, se mostra reticente em liberar o jovem jogador para uma carga dupla de competições, participando tanto da Euro quanto dos Jogos Olímpicos. 

PUBLICIDADE

A ascensão meteórica do jovem zagueiro pegou a própria federação de surpresa, que inicialmente o tinha em vista para os Jogos Olímpicos de Paris. No entanto, suas atuações o moveram para o centro das atenções, com indicativo de que poderia ser mais benéfico para a seleção principal na Euro.

Enquanto a Real Federação Espanhola de Futebol ainda mantém a possibilidade de convocá-lo para as Olimpíadas, o Barça mantém posição firme contra essa dupla jornada esportiva, buscando prevenir problemas físicos como os que Pedri enfrentou, após participar de 73 partidas em sua primeira temporada profissional.