Home Futebol Santa Cruz aciona a CBF em busca de vaga no Brasileirão Série D

Santa Cruz aciona a CBF em busca de vaga no Brasileirão Série D

Tricolor contesta presença do Democrata de Sete Lagoas, rebaixado no Mineiro, na quarta divisão do Brasileiro

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Santa Cruz

Santa Cruz quer vaga na Série D 2024 (Foto: Divulgação/Facebook Oficial Santa Cruz)

Eliminado do Campeonato Pernambucano nas semifinais, o Santa Cruz não tem mais calendário em 2024 por estar fora do Brasileirão, Copa do Nordeste e outros certames. Mas o clube não desistiu de sua missão de ter um ano com competições a fazer.

PUBLICIDADE

No começo desta semana, o Tricolor, através de seu presidente Bruno Rodrigues, divulgou que irá entrar com ação na CBF para tentar uma vaga na Série D deste ano, através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por causa da campanha no Pernambucano de 2023, o time coral não obteve vaga para jogar a quarta divisão nacional em 2024.

Para pleitear a vaga, o time recifense contesta a participação do Democrata de Sete Lagoas, um dos representantes de Minas Gerais na competição. O motivo é que a equipe mineira não poderia disputar a Série D, na visão do Santa, por ter sido rebaixada no Mineiro de 2023, e isto iria contra a Lei Geral do Esporte, que vê na presença da equipe uma violação de seus artigos (o 193) que versam sobre os critérios de escolha dos participantes dos torneios esportivos.

PUBLICIDADE

“A Lei Geral do Esporte diz que para um clube ascender a uma divisão nacional, é necessário critérios técnicos. Mas qual critério diz que um clube rebaixado tem direito a uma competição nacional?”, declarou Álvaro Maia, vice-presidente do Conselho Deliberativo, segundo o GE.

Apesar de ter sido rebaixado em 2023, o Democrata de Sete Lagoas acabou ficando com a vaga por desistências de outros clubes. Democrata de Governador Valadares, Villa Nova e Caldense não quiseram disputar a Série D e assim a equipe, que foi a última colocada da competição, acabou classificada.

Para o Santa Cruz, o pedido é que a vaga seja retirada da equipe mineira e repassada ao time. A justificação tricolor se pela equipe pernambucana ser, dentre os times que não jogam uma das quatro divisões do Brasileirão, a de melhor posição no ranking.,

“O Santa Cruz irá buscar judicialmente a vaga, já que as tratativas com a CBF não surtiram efeito. Temos nosso direto e vamos buscá-lo”, disse Bruno Rodrigues.

PUBLICIDADE

O problema quanto a isto é que a CBF já divulgou os participantes e as chaves da competição, bem como tabela e regulamento. Qualquer mudança poderia indicar uma violação do Estatuto do Torcedor e até causar atrasos na realização da Série D 2024. E também há o fato de que o Santa já se desfez de parte do elenco que disputou o Pernambucano e até de seu treinador, Itamar Schülle