Home Futebol Santos e Novorizontino podem encerrar tabu de 38 anos no Paulistão

Santos e Novorizontino podem encerrar tabu de 38 anos no Paulistão

O Campeonato Paulista não tem um campeão que disputa a segunda divisão do Brasileirão desde 1986

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Santos x Novorizontino

Santos x Novorizontino em duelo pelo Paulistão 2024 (Raul Baretta/ Santos FC)

O Paulistão chega a sua fase semifinal sem São Paulo, Corinthians e com dois clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Hoje (27), Santos x Red Bull Bragantino fazem a primeira semifinal, enquanto amanhã (28), Palmeiras x Novorizontino entram em campo para definir o segundo finalista.

Neste ano, Santos e Novorizontino estão na “segundona” do Brasileirão, enquanto Palmeiras e Bragantino disputam a Série A.

PUBLICIDADE

Então, caso Santos ou Novorizontino seja campeão Paulista, o estadual de São Paulo voltará a ter um campeão da segunda divisão do Brasileirão depois de 38 anos. A última vez que isso aconteceu foi com a Inter de Limeira, em 1986, que derrotou o Palmeiras na final.

Paulistão de 1986

Em 1986, o Paulistão era disputado com 20 equipes, em dois turnos. O campeão de cada turno ia para a semifinal, além dos dois melhores na classificação geral após 38 rodadas.

Então, a Inter de Limeira ficou em primeiro lugar no segundo turno e avançou. Na semifinal, enfrentou o Santos e venceu por 4 a 1 no agregado de dois jogos.

Na decisão, enfrentou o Palmeiras, que havia eliminado o Corinthians. Na ida, empate por 0 a 0. Na volta, porém, o time de Limeira surpreendeu e venceu por 2 a 1.

PUBLICIDADE

Outros campeões de divisões inferiores

Depois da Inter de Limeira em 1986, nunca mais um time da segunda divisão nacional venceu o Paulistão. Porém, já tivemos campeões de divisões inferiores.

Em 2002, o campeão foi o Ituano, que disputava a Série C do Brasileirão. Vale destacar que, nesse ano, os clubes grandes não disputaram a competição, pois estavam jogando o Rio-São Paulo.

Em 2014, novamente tivemos o Ituano campeão. Dessa vez, o time de Itu disputava a Série D do Brasileirão. O clube do interior bateu o Santos na final.