Home Futebol Relembre a última vez que a Libertadores teve três times cariocas

Relembre a última vez que a Libertadores teve três times cariocas

Com a classificação do Botafogo, a competição continental voltará a ter três clubes cariocas depois de mais de uma década

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Relembre a última vez que a Libertadores teve três times cariocas

Jogadores do Botafogo comemorando gol contra o Red Bull Bragantino (Vítor Silva/Botafogo)

Na noite de ontem (13), o Botafogo arrancou um empate com o Red Bull Bragantino e avançou à fase de grupos da Libertadores, já que havia vencido na ida.

PUBLICIDADE

Com isso, o Glorioso se junta ao Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG, outros brasileiros classificados para a fase de grupos da competição.

O que chama a atenção é que os clubes cariocas são maioria neste ano. A Libertadores volta a ter três clubes cariocas depois de 12 anos.

PUBLICIDADE

Última vez que a Libertadores teve três cariocas

A última vez que isso aconteceu foi em 2012. Na ocasião, Flamengo, Fluminense e Vasco disputaram a competição, juntamente com Corinthians, Santos e Internacional.

Naquele ano, o futebol brasileiro tinha apenas cinco vagas (quatro pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil). Em 2012, porém, tivemos seis representantes, já que o Santos era o atual campeão.

O Vasco disputou a competição por ser o campeão da Copa do Brasil. Já Fluminense e Flamengo, terminaram no G-4 do Brasileirão.

Em 2012, o título ficou com o futebol brasileiro. O Corinthians conquistou a competição pela primeira vez. Dos cariocas, o Flamengo foi eliminado ainda na fase de grupos. Já Fluminense e Vasco, caíram nas quartas de final.

PUBLICIDADE

Cariocas na Libertadores 2024

Na atual edição, são sete vagas para o futebol brasileiro, mais a vaga para o atual campeão da Libertadores, que foi o Fluminense.

Então, além do Tricolor, que entrou por ter vencido a competição em 2023, o Flamengo e o Botafogo entraram via Campeonato Brasileiro.

O Flamengo terminou em 4º e o Botafogo terminou em 5º no último Brasileirão. Com isso, o Fogão teve que disputar a chamada “pré-Libertadores”.

Os grupos ainda não foram definidos. O sorteio vai acontecer na próxima segunda (18). Por ter disputado a pré-Libertadores, o Botafogo ficará no pote 4. Flamengo e Fluminense estarão no pote 1.

PUBLICIDADE