Gramado do Allianz Parque foi aprovado pela Fifa - Ricardo Moreira/Getty Images
A Fifa enviou nesta quarta-feira (3), o certificado para que a arena do Palmeiras, o Allianz Parque, receba partidas internacionais, como da Copa Libertadores.
O último passo para a liberação total do gramado sintético, aprovado na última semana por um laboratório credenciado da entidade, foi sobre a qualidade da grama sintética.
Assim, essa é a quinta certificação que o Allianz Parque recebe desde que passou a ter o piso sintético, em 2020. Em todos os anos, a Fifa liberou o local, após fiscalização que avalia se o campo mantém os padrões de uma partida em gramado natural.
Entre as avaliações da Fifa, além de rolagem e quique de bola, o campo também recebe testes de planicidade e de tração e rotação de chuteira.
Nesse sentido, as avaliações foram um conjunto que valida o gramado sintético para competições internacionais.
Palmeiras pode jogar contra o Liverpool na semana que vem no Allianz Parque
Portanto, para o Verdão o efeito prático é a liberação para que aconteçam jogos da Copa Libertadores em sua casa, pois o clube já tem uma partida da competição na próxima quinta-feira (11), às 21h, contra o Liverpool, do Uruguai.
Vale dizer que nas competições nacionais, o Allianz Parque já estava autorizado a receber jogos.
O Palmeiras chegou a ficar duas semanas sem o Allianz Parque, enquanto era feita a troca do termoplástico usado como isolante térmico e cortiça que veio de Portugal.
O Verdão voltou a jogar contra o Novorizontino, pela semifinal do Paulistão, em que venceu por 1 a 0, e Abel Ferreira e os jogadores aprovaram a troca.
“Foi a primeira vez que nos reunimos outra vez, a primeira com o gramado em condições e é agradecer o apoio deles, é ótimo estar aqui, aos poucos vamos nos adaptar à velocidade do jogo aqui e sempre digo: entre um gramado ruim e um sintético top, eu prefiro o sintético”, falou Abel Ferreira.

