Home Extracampo Autor de quadrinhos sobre Flamengo e Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

Autor de quadrinhos sobre Flamengo e Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

Referência no Brasil e torcedor do Rubro-Negro, o escritor e cartunista que criou o icônico personagem teve morte revelada pela família

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Ziraldo no CT do Flamengo

Ziraldo em visita ao CT do Flamengo em 2016. (Créditos: Reprodução / FLA TV)

Neste sábado (6), o Brasil perdeu Ziraldo, aos 91 anos de idade. De acordo com a família, o cartunista, jornalista e escritor faleceu pela tarde, enquanto dormia. Entre muitas obras, o artista muito respeitado criou o personagem ‘O Menino Maluquinho’ e colaborou por diversas vezes com o Flamengo, seu time do coração.

PUBLICIDADE

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo tinha paixão por futebol e pelo Rubro-Negro. O cartunista fez o livro “O Mais Querido em quadrinhos”, além de elaborar a marca comemorativa do centerário do clube da Gávea.

O artista também desenhou a logo da camisa ‘Eu amo o Fla’, em campanha para arrecudar fundos visando reforma no Ninho do Urubu em 2004.

PUBLICIDADE

Em 1987, Ziraldo entrou em acordo com o Clube dos 13 para desenhar os mascotes das equipes participantes da Copa União, que terminou com o Flamengo campeão. Este título inclusive é foco da disputa com o Sport pelo reconhecimento de campeão brasileiro daquele ano.

Torcedor do Flamengo, Ziraldo criou ‘O Menino Maluquinho’ e ‘Turma do Pererê’

Rubro-Negro de coração e participante em momentos históricos do clube, o cartunista é ‘pai’ de duas obras icônicas na cultura brasileira. Em 1969, com a assinatura de Ziraldo, ‘A Turma do Pererê’ foi pulbicada pela primeira vez na revista Cruzeiro e caiu no gosto do público à época.

Posteriormente, no anos 90, foi lançada a revista em quadrinhos “O Menino Maluquinho”, baseada em livro infantil homônimo lançado na década anterior.

PUBLICIDADE