Neste sábado (6), o Brasil perdeu Ziraldo, aos 91 anos de idade. De acordo com a família, o cartunista, jornalista e escritor faleceu pela tarde, enquanto dormia. Entre muitas obras, o artista muito respeitado criou o personagem ‘O Menino Maluquinho’ e colaborou por diversas vezes com o Flamengo, seu time do coração.
Nascido em Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo tinha paixão por futebol e pelo Rubro-Negro. O cartunista fez o livro “O Mais Querido em quadrinhos”, além de elaborar a marca comemorativa do centerário do clube da Gávea.
O artista também desenhou a logo da camisa ‘Eu amo o Fla’, em campanha para arrecudar fundos visando reforma no Ninho do Urubu em 2004.
Em 1987, Ziraldo entrou em acordo com o Clube dos 13 para desenhar os mascotes das equipes participantes da Copa União, que terminou com o Flamengo campeão. Este título inclusive é foco da disputa com o Sport pelo reconhecimento de campeão brasileiro daquele ano.
Torcedor do Flamengo, Ziraldo criou ‘O Menino Maluquinho’ e ‘Turma do Pererê’
Rubro-Negro de coração e participante em momentos históricos do clube, o cartunista é ‘pai’ de duas obras icônicas na cultura brasileira. Em 1969, com a assinatura de Ziraldo, ‘A Turma do Pererê’ foi pulbicada pela primeira vez na revista Cruzeiro e caiu no gosto do público à época.
Posteriormente, no anos 90, foi lançada a revista em quadrinhos “O Menino Maluquinho”, baseada em livro infantil homônimo lançado na década anterior.