Home Futebol BID da CBF tem 300 atletas estrangeiros registrados; veja detalhes

BID da CBF tem 300 atletas estrangeiros registrados; veja detalhes

Atletas argentinos encabeçam lista de jogadores internacionais cadastrados em clubes do Brasil

Matheus Miranda
Jornalista, carioca, formado em 2007 pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Possui passagens pela Record TV do Rio, Jornal do Commercio (RJ), jornal O Dia, Lance - Diário dos Esportes e durante sete anos manteve no ar o blog Super GP, totalmente dedicado ao automobilismo em geral.
De La Cruz, do Flamengo

Nicolás de La Cruz, do Flamengo, é um dos estrangeiros que atuam no futebol brasileiro (Buda Mendes/Getty Images)

O futebol brasileiro tem um marco histórico: cerca de 300 jogadores estrangeiros estão inscritos no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Eles estão presentes desde as divisões amadoras e de base até os campeonatos nacionais de maior destaque. Para a entidade, essa marca demonstra a crescente internacionalização do futebol no Brasil, refletida em números expressivos em diferentes categorias.

PUBLICIDADE

No Brasileirão Série A, principal torneio nacional, o número de atletas estrangeiros cresceu significativamente, com um aumento de 45,5% em relação ao ano anterior, passando de 101 para 147 inscritos. Na Série B, essa tendência foi ainda mais acentuada, com um crescimento exponencial de 181,25%, saltando de 16 para 45 jogadores de fora do país.

Entre os países que mais contribuem com atletas para o futebol brasileiro estão a Argentina, com 43 jogadores, seguida pelo Uruguai com 28, Colômbia com 19 e Paraguai com 13 representantes.

PUBLICIDADE

Aumento de registros no BID vem após decisão da CBF de ampliar limite de estrengeiros

Para a Série A do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol atendeu a uma demanda dos clubes e aumentou o limite de atletas estrangeiros relacionados por equipe em uma partida, elevando de sete para nove o número permitido.

A influência dos jogadores estrangeiros já se faz sentir nas competições nacionais, com destaque para a primeira rodada do Brasileirão, na qual oito atletas de fora do Brasil marcaram gols. Dentre esses destaques, o Fortaleza conquistou uma vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, com gols de Machuca e Lucero, ambos argentinos.

No Maracanã, o uruguaio Thiago Borbas foi responsável pelo segundo gol do Red Bull Bragantino no empate em 2 a 2 contra o Fluminense. No domingo, os uruguaios Canobbio e Mastriani, além do argentino Leo Godoy, contribuíram para a goleada por 4 a 0 do Athletico Paranaense sobre o Cuiabá.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, o uruguaio Nicolás de la Cruz marcou um belo gol de falta pelo Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO. No duelo entre Vitória e Palmeiras, o colombiano Richard Rios foi crucial para a vitória alviverde fora de casa por 1 a 0, entre os jogadores estrangeiros.