Home Esportes Paralímpicos Brasil conquista seis vagas para as Paralimpíadas de Paris no taekwondo

Brasil conquista seis vagas para as Paralimpíadas de Paris no taekwondo

Com novo ingresso na modalidade, delegação brasileira supera a marca de 150 atletas no grande evento a ser disputado na capital francesa

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Brasil no taekwondo paralímpico

Luta do Brasil no Parapan de Santiago (Ana Patrícia/CPB)

O taekwondo estreou nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, quando o Brasil teve grande grande destaque na modalidade ao conquistar três medalhas: um ouro obtido por Nathan Torquato, uma prata de Debora Menezes e um bronze de Silvana Fernandes.

PUBLICIDADE

Antes do grande evento esportivo em Paris, os atletas brasileiros de teakwondo tem mais compromissos, que serão o Campeonato Pan-americano de taekwondo paralímpico, no dia 3 de maio, e o Rio Open, no dia 5. As duas competições serão disputadas no Rio de Janeiro (RJ).

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a expectativa de convocar cerca de 250 atletas para os Jogos de Paris.

PUBLICIDADE

Até o momento, o Brasil assegurou sua participação com 155 esportistas nas Paralimpíadas de Paris, nas seguintes modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino e feminino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa. A confirmar ainda o número de atletas sem deficiência, como goleiros, atletas-guia, calheiros, pilotos e timoneiros.

As seis vagas do Brasil em qualificatório de taekwondo para as Paralimpíadas de Paris

O último a conquistar sua vaga para disputa na capital francesa foi o mineiro Claro Lopes que venceu o qualificatório de taekwondo paralímpico, realizado na República Dominicana na última quinta-feira, 11 de abril.

Com isso, a delegação brasileira chega a um total de seis participantes no megaevento, que terá início no dia 28 de agosto. Os outros cinco “passaportes” foram conquistados via ranking mundial.

O resultado do mineiro deixa o Brasil, no momento, com 155 atletas confirmados para os Jogos de Paris. Claro compete na categoria até 80kg e conquistou o título ao superar o atleta de Aruba Eliot Lonstra na final. A vitória foi por 2 a 0, no Golden Round, após empate por 14 a 14.

PUBLICIDADE

Nas semifinais, o mineiro havia derrotado o norte-americano Felix Sabate, enquanto o carioca Fabrício Marques (até 58kg) foi superado pelo argentino Miguel Isaac Galeano, também no Golden Point, depois de outro empate por 14 a 14. Apenas os dois brasileiros participaram do qualificatório na América Central.

Claro, de 33 anos, praticou muay thay e jiu-jitsu, até sofrer um acidente de trabalho em uma máquina de moer carne, perdendo a mão e o punho direito. Então, ele conheceu o taekwondo em 2018.

Brasileiros também vão bem nas categorias olímpicas

O Brasil também fez bonito na modalidade olímpica. Prova disso é que três lutadores garantiram sua vaga. São eles: Edival Pontes, Henrique Marques e Maria Clara Pacheco.