Home Futebol Cidade de SP tem seu primeiro time de futebol para amputados

Cidade de SP tem seu primeiro time de futebol para amputados

Capital paulista tem na Zona Norte iniciativa inédita na modalidade; time foi fundado em janeiro de 2024

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Cidade de SP. Futebol para amputados. Acre Clube

Equipe do Acre Clube foi fundada em janeiro de 2024 (Divulgação/Acessoria)

Com o objetivo de ser uma resposta direta à necessidade de oferecer oportunidades esportivas inclusivas e acessíveis para indivíduos com amputações, o Acre Clube, localizado no bairro do Tucuruvi, Zona Norte da cidade de SP, fundou o único time de futebol para amputados da capital, até o momento. Segundo a instituição, é a primeira equipe dedicada exclusivamente ao esporte na metrópole. A iniciativa tem o apoio de empresários da região e do instituto Alessandra Oliveira (entidade filiada à CBFA – Confederação Brasileira de Futebol para Amputados).

PUBLICIDADE

Divulgação/Assessoria

Wilson Padula, coordenador de futebol do Acre Clube Futebol para Amputados, expressa o compromisso da instituição em criar um ambiente de excelência esportiva e resgate social:

PUBLICIDADE

“Nosso objetivo é fornecer suporte sólido e transparente para que cada atleta possa florescer em sua jornada esportiva, inspirando outros a seguir o mesmo caminho. Com apenas um mês de atividade e já com três atletas integrando a seleção nacional, nosso time se destaca como exemplo da modalidade.”, explica o dirigente.

Treinos acontecem na capital paulista

A equipe realiza seus treinos regularmente todas as sextas-feiras, das 19h30 às 22h, no Acre Clube, localizado à Rua Água Comprida, 257, Jardim França, no Tucuruvi. Para maiores informações: (11) 95158-5195 – What´s App.

Wesley Magalhães, zagueiro do time, compartilha sua gratidão pelo apoio recebido:

“Projetos como esse nos proporcionam momentos indescritíveis, nos tiram de casa e nos fazem experimentar o incrível mundo do esporte adaptado. Aqui nós temos a oportunidade de transcender desafios e construir uma comunidade mais inclusiva e solidária.”, agradece o defensor do Acre Clube Futebol Para Amputados.

Calendário

A agremiação da cidade de SP, já definiu seu calendário para 2024: eles planejam disputar o Campeonato Paulista, Taça Acre Clube Futebol Para Amputados, Campeonato Brasileiro, Taça Sorocaba Futebol Para Amputados, Taça Guarulhos Futebol para Amputados e possivelmente uma competição internacional em Málaga, Espanha.

PUBLICIDADE

Regras do futebol para amputados

Cada equipe tem sete jogadores, sendo o goleiro amputado ou com alguma deficiência em um dos braços. Já, os atletas de linha tem amputações ou alguma deficiência em uma das pernas. Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputados e também com a muleta.