Home Futebol Levantamento aponta nove cidades paulistas onde o Santos é mais popular do que o Palmeiras

Levantamento aponta nove cidades paulistas onde o Santos é mais popular do que o Palmeiras

Enquanto as cidades litorâneas têm maior interesse pelo time comandado por Fábio Carille, as do interior preferem o clube da capital

Beatriz Freitas Vera Cruz
Jornalista especialista em dar pitaco. Futebol feminino, futebol inglês e alemão e mais outros assuntos que convêm. Contato: [email protected]
Otero fez o gol da vitória no primeiro jogo da final contra o Palmeiras. Crédito: Raul Baretta/Santos FC

Crédito: Raul Baretta/Santos FC

As principais pesquisas podem até mostrar o Palmeiras como um time com torcida maior do que a do Santos, mas existem redutos dentro do estado de São Paulo onde a alegria será da maioria caso o Peixe seja campeão no próximo domingo (7). Por ter vencido o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista por 1 a 0, o time treinado por Fábio Carille entrará em campo com a vantagem do empate.

PUBLICIDADE

Às vésperas da decisão que acontecerá no Allianz Parque, o Torcedores.com fez um levantamento das cidades com maior quantidade de torcedores santistas.

A pesquisa levou em consideração o volume de buscas por Palmeiras e Santos no Google desde 2004, quando o buscador passou a medir o interesse dos usuários no ambiente virtual. Foram somadas as buscas pelos dois times em 197 municípios paulistas e em seguida calculado o percentual correspondente a cada uma das equipes nas cidades.

PUBLICIDADE

Santos

O topo da lista não poderia ser diferente. A cidade que dá nome ao time continua sendo sua casa e onde o Peixe é mais popular. Com 73% das buscas comparadas às do Palmeiras, o Santos é maioria na cidade natal.

Pedro de Toledo

Cidade no Vale do Ribeira, Pedro de Toledo está muito ligada à Baixada Santista historicamente. O Ramal de Juquiá, ferrovia que ligava o Porto de Santos à cidade de Juquiá, foi importante para o desenvolvimento do litoral paulista e passava pela cidade. Na cidade, 68% das buscas por Palmeiras e Santos são pelo time da Vila Belmiro.

São Vicente

Cidade onde Neymar cresceu e despontou para o futebol, São Vicente aparece na lista como a terceira cidade com maior proporção de buscas pelo time da Baixada Santista. Em comparação ao clube palestrino, 68% das pesquisas ficaram concentradas no Peixe. 

Cubatão

Vizinha a Santos, a cidade-símbolo da recuperação ambiental também aparece com alto índice de buscas pelo Santos. Por conta do grande parque industrial e petroquímico, Cubatão foi considerada pela ONU a cidade mais poluída do mundo na década de 1980. Porém, conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar. Nas buscas pelos times envolvidos na decisão do Campeonato Paulista, 58% das pesquisas foram concentradas na equipe alvinegra.

PUBLICIDADE

Guarujá

A cidade onde funciona um paraíso particular de celebridades e jogadores também aparece como um dos lugares onde as buscas pelo Santos prevalecem. Além de ser onde Pelé viveu seus últimos anos de vida, jogadores como Neymar e Gabigol, formados e referências do Santos, também têm mansões no balneário. As buscas pelo Santos aparecem com 58% em comparação às do Palmeiras. 

Itariri

Cerca de 157,3 km distante de São Paulo, Itariri fica entre o litoral paulista e o Vale do Ribeira. A cidade, que faz parte da Região Turística Caminhos da Mata Atlântica, chega a ter 58% das buscas pelo time do litoral em comparação às do alviverde da capital.

Praia Grande

A cidade onde fica a sede do Instituto Neymar Jr, associação sem fins lucrativos bancada pelo craque há quase dez anos, aparece na sétima colocação como o local com mais pesquisas pelo clube alvinegro. Na disputa contra o Palmeiras, o Peixe venceu com 52%. 

Iguape

Maior município do Estado de São Paulo em área, Iguape fica a cerca de 196 km de Santos, sendo a cidade mais distante a ter o Peixe como time favorito em comparação ao Palmeiras e aparece com 51% das buscas em comparação ao clube da capital.

PUBLICIDADE

Eldorado

A cidade é mais uma que tem superioridade do Santos em relação ao rival: 51%. Ela tem uma característica diferente das demais onde o Peixe foi o mais buscado: é praticamente equidistante dos municípios onde ficam Palmeiras e Santos, 241 km e 237 km, respectivamente.

Cidades onde a predominância do Palmeiras é maior

Com mais torcedores do que o Santos, de acordo com as pesquisas de tamanho de torcida, era de se esperar que o Palmeiras motivasse mais buscas no Google do que o rival. Os nove municípios paulistas onde a popularidade do alviverde é maior são Itapirapuã Paulista, Itajobi, Taquaritinga, Conchas, Mineiros do Tietê, Fernão, Pindorama, Santa Adélia e Vera Cruz. Neles, o percentual do Palmeiras foi sempre de 75% ou mais.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial