Home Futebol Com Abel Ferreira, Palmeiras tem apenas duas derrotas contra o Santos

Com Abel Ferreira, Palmeiras tem apenas duas derrotas contra o Santos

Peixe é a maior vítima do Verdão em clássicos paulistas, com 43 vitórias a menos; “Clássico da Saudade” decide hoje o título do Paulistão

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
Com Abel Ferreira, Palmeiras tem apenas duas derrotas contra o Santos

Cesar Greco/ SE Palmeiras

A partir das 18h00 deste domingo (7), o Palmeiras recebe o Santos no Allianz Parque, em clássico que decide o título do Paulistão 2024.

PUBLICIDADE

Para ser campeão estadual pela terceira temporada consecutiva, o Verdão precisa vencer o duelo por dois ou mais gols de diferença, ou anotar um tento a mais e levar a decisão para as cobranças de penalidades.

Do outro lado, o Peixe carrega o troféu para a Vila Belmiro com mais um triunfo ou qualquer empate, já que saiu vitorioso no jogo de ida em casa pelo placar de 1 x 0.

PUBLICIDADE

Esta será a 351ª edição do “Clássico da Saudade” em toda a história, que apresenta ampla vantagem para a equipe alviverde.

Entre todas as competições, o Palmeiras registra 151 triunfos diante do Santos, que possui 108 vitórias, mais 92 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

Em 1079 clássicos paulistas já disputados, a maior vítima do Verdão é o Peixe, com 43 vitórias a mais, seguido pelo Corinthians (138 triunfos palmeirenses em 388 partidas) e o São Paulo (113 em 340 jogos).

Palmeiras tem ampla vantagem contra o Santos na Era Abel Ferreira

O primeiro jogo do Palmeiras sob o comando do treinador português Abel Ferreira contra o Santos aconteceu na edição do Campeonato Brasileiro de 2020, no estádio da Vila Belmiro, que terminou na igualdade em 2 x 2.

PUBLICIDADE

De lá para cá, foram oito vitórias consecutivas do Verdão, incluindo a decisão da Copa Libertadores da América de 2020, mais dois empates e apenas duas derrotas para o Peixe.

O primeiro tropeço de Abel Ferreira diante do Alvinegro Praiano foi na Arena Barueri, com mando palmeirense, pelo segundo turno do Brasileirão de 2023: 2 x 1 a favor dos santistas.

E a outra derrota aconteceu há uma semana, pelo duelo de ida das finais da atual edição do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, quando os donos da casa venceram por 1 x 0.

Desde a inauguração em 2014 do Allianz Parque, palco da grande decisão deste domingo (7), foram 14 confrontos no estádio contra o Santos, com nove vitórias do Palmeiras, três empates e apenas uma vitória do Peixe, no Brasileirão de 2017.

PUBLICIDADE

Jogando em sua arena, o Verdão está invicto há oito jogos contra o rival alvinegro, somando sete vitórias e um empate. Nas cinco partidas mais recentes, são cinco triunfos alviverdes, com dez gols marcados e cinco sofridos.

Abel Ferreira pode igualar hoje feito histórico de Oswaldo Brandão

Único treinador da história do Palmeiras a conquistar títulos em quatro temporadas consecutivas, Abel Ferreira pode ampliar neste domingo (7) o feito para cinco e assim alcançar Oswaldo Brandão na lista de treinadores mais vezes campeão pelo clube.

O técnico português possui nove troféus (duas Copas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e dois Paulistas) contra dez conquistas de Brandão (três Brasileiros, quatro Paulistas, um Torneio Laudo Natel, uma Taça Cidade de São Paulo e um Torneio Início).

Abel Ferreira ainda pode entrar para o grupo dos treinadores com três títulos do Paulistão

Em toda a história da competição estadual, apenas cinco técnicos atingiram o feito: Guido Giacominelli, Humberto Cabelli, Lula, Antoninho Fernandes e Fabio Carille, que é o atual treinador do Santos e adversário de Abel Ferreira na noite deste domingo (7).

PUBLICIDADE

O comandante português é também o treinador com mais finais pelo Palmeiras na história, acumulando 13 decisões em 18 torneios, seguido por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que soma dez em 29 oportunidades.