Home Futebol Com hepta do Gauchão, Grêmio pode igualar marca do Internacional

Com hepta do Gauchão, Grêmio pode igualar marca do Internacional

Tricolor Gaúcho conquistou pela sétima vez seguida o título estadual, podendo repetir o octacampeonato colorado de 1976

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Pôster do Grêmio heptacampeão do Gauchão

Pôster do Grêmio heptacampeão do Gauchão (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio derrotou o Juventude por 3 a 1 na Arena neste sábado (6), conquistando um histórico heptacampeonato estadual. Gilberto abriu o placar para a equipe caxiense na final do Campeonato Gaúcho, enquanto Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes viraram a partida, sacramentando o título tricolor.

PUBLICIDADE

Pela segunda vez na história, o Imortal consegue a marca no Gauchão de sete títulos seguidos, repetindo o ano de 1968. Com a atual hegemonia, os torcedores do Grêmio vivem a expectativa de igualar um recorde que pertence ao seu maior rival.

Logo após o hepta de 1968, o Internacional iniciaria a sequência de oito conquistas seguidas na época da inauguração do Beira-Rio entre 1969 e 1976, proporcionando o octacampeonato gaúcho com o histórico esquadrão de Falcão, Figueroa, Valdomiro e o técnico Rubens Minelli.

PUBLICIDADE

Portanto, na próxima edição do Gauchão em 2025, os torcedores do Grêmio podem presenciar o Tricolor Gaúcho repetir o feito colorado e conquistar pela primeira vez o octa. A sequência gremista começou em 2018.

Diferença do Internacional para o Grêmio despencou de nove para dois estaduais

Curiosamente, o Internacional vinha de um hexacampeonato entre 2011 e 2016, com o Novo Hamburgo celebrando o título gaúcho em 2017, antes do Grêmio iniciar a sua hegemonia.

Com a conquista de hoje (6), o Grêmio chegou ao seu 43º título gaúcho. O Internacional ainda tem mais taças estaduais, mas vê o rival diminuir a diferença a cada ano. 45 vezes campeão, a distância agora apenas é de dois Gauchões a favor do Colorado. Em 2016, ano do último título rubro, o Internacional chegou a ter nove estaduais a mais.