Home Futebol FPF e CBF criam iniciativa para manutenção e padronização de gramados; entenda

FPF e CBF criam iniciativa para manutenção e padronização de gramados; entenda

Com qualidade dos campos de futebol gerando discussões, entidades se uniram em criação de protocolo para seus torneios

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Programa Gramado Paulista

Programa Gramado Paulista será implementado pela FPF (Foto: Divulgação/FPF)

Os gramados do futebol brasileiro viraram questão de discussão nos últimos meses por conta da qualidade destes e da ‘briga’ entre grama natural x sintética. Para tentar criar um padrão para os campos do país, a CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) se uniram em uma inciativa visando tal objetivo.

PUBLICIDADE

Tal iniciativa, chamada de ‘Gramado Paulista’, será um programa que servirá como ‘consultoria’ a ser feita pela FPF aos clubes afiliados a esta para ajudar na manutenção dos gramados usados por estes em suas competições. Tal programa conta com ajuda financeira da CBF, via parceria com o ‘CBF Transforma’.

Ao todo, participarão mais de 60 clubes de todo o estado de São Paulo e mais de 50 estádios. Dentro do que o ‘Gramado Paulista’ irá oferecer, cabem orientações aos times para preparar e fazer a adequada manutenção de seus campos. Além disso, tal programa irá ajudar no monitoramento das condições dos pisos de jogo.

PUBLICIDADE

Uma das pontas de tal projeto é que os gramados do futebol paulista obedeçam a um padrão estipulado pela FPF quanto ao tamanho e tipo de piso a ser usado. Tal deverá acontecer sob a supervisão da CBF, através de seu programa.

“Os gramados são um ponto que carece de muita atenção no futebol brasileiro. Essa iniciativa nasceu depois de conversarmos com a CBF e sabemos que este é um enorme desafio, com clubes de realidades diferentes pelo estado”, disse o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, ao site oficial desta.

O início do projeto se dará em maio e deverá dar aos gramados dos clubes participantes todos os protocolos e padrões que deverão ser usados por estes em seus estádios visando as competições organizadas pela FPF a partir de 2025.