Home Futebol Gabigol tem efeito suspensivo acatado e está liberado para jogar pelo Flamengo

Gabigol tem efeito suspensivo acatado e está liberado para jogar pelo Flamengo

Atacante recebe parecer favorável na Corte Arbitral do Esporte e volta a ser opção no Rubro-Negro até novo julgamento

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Gabigol pelo Flamengo

Gabigol aplaudindo após jogo do Flamengo. (Crédito: Pedro Vilela/Getty Images)

Gabigol conquistou o efeito suspensivo de sua punição por suposta tentativa de fraude no exame antidoping e pode voltar a campo pelo Flamengo. A Corte Arbitral do Esporte (CAS), localizada na Suíça, julgou o pedido do atacante e, em decisão unânime, suspendeu a punição que afastava o jogador.

PUBLICIDADE

Julgado no tribunal internacional, o caso do camisa 10 do Rubro-Negro contou com dois juízes ingleses e um suíço, sendo que os três concordaram com a suspensão da punição de banimento por dois anos.

Gabigol esteve fora até mesmo dos treinos no Flamengo desde 25 de março, quando o TJD-AD, decidiu em 5 votos contra 4, pelo banimento do jogador por suposta tentantiva de fraude ao exame antidoping.

PUBLICIDADE

Após o julgamento em solo brasileiro, a defesa do Flamengo levou o caso até a CAS pedindo um efeito suspensivo. O requerimento do Rubro-Negro foi acolhido e Gabigol pode retornar aos gramados.

Agora, o camisa 10 se junta ao grupo comandando por Tite nas atividades preparatórias desta terça (30). O último compromisso do atacante pelo Rubro-Negro havia sido em 25 de fevereiro, na vitória de 2 a 0 do Flamengoc ontra o Fluminense no Campeonato Carioca.

Julgamento na Suíça cumpriu expectativas de Gabigol para ter efeito suspensivo e poder voltar ao Flamengo

A decisão da CAS em acatar o recurso do camisa 10 do Rubro-Negro seguiu a linha do que a defesa do jogador esperava. Segundo o portal ge.globo, os advogados que representaram Gabigol tinham confiança de que o tribunal iria suspender a punição importal pelo TJD-AD.

Ainda de acordo com o portal, Gabigol chegou a bancar custos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para não atrasar o andamento do processo. Além disso, o órgão brasileiro teve a sugestão de um juíz alemão recusada pela CAS, sob o entendimento de problemas administrativos. Portanto, a Corte Arbitral do Esporte indicou dois dos três juízes do pedido de efeito suspensivo.

Desta maneira, Gabigol está liberado para voltar aos treinos e jogos do Flamengo na temporada, após o período afastado em que fazia atividades em seu condomínio com acompanhamento de profissionais da Gávea. O próximo jogo do Rubro-Negro será Contra o Amazonas nesta quarta (1º), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, em primeiro embate da terceira fase da Copa do Brasil.