Home Futebol Grêmio e Botafogo vão para o ‘tudo ou nada’ na terceira rodada da Copa Libertadores

Grêmio e Botafogo vão para o ‘tudo ou nada’ na terceira rodada da Copa Libertadores

Tricolor Gaúcho e Glorioso farão confrontos de vida ou morte na fase de grupos da competição continental nesta semana

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Botafogo e Grêmio, em duelo pelo Brasileirão Série A em 2023

Botafogo e Grêmio, em duelo pelo Brasileirão Série A em 2023 (Alexandre Durão / Grêmio FBPA)

Vindos de duas derrotas nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores, Grêmio e Botafogo decidirão seus futuros na competição continental nesta semana. Mesmo com vitórias no fim de semana pelo Brasileirão Série A, o objetivo das duas equipes brasileiras será evitar uma possível eliminação precoce já na terceira rodada do torneio da Conmebol.

PUBLICIDADE

Depois de vencer no sábado (20) o Cuiabá por 1 a 0 na Arena, o Grêmio terá o jogo mais importante do ano já nesta terça-feira (23), com a equipe de Renato Gaúcho visitando o Estudiantes em La Plata. O Imortal precisará vencer hoje (23), às 19h (horário de Brasília), no Estadio Jorge Luis Hirschi.

Os dois tropeços por 2 a 0 diante de The Strongest na Bolívia e Huachipato na Arena farão com que o Grêmio reviva a histórica batalha de La Plata de 1983. Na ocasião, o Tricolor que tinha Renato Gaúcho como camisa 7 encarou um ambiente hostil na Argentina, na partida que acabou 3 a 3 pelas semifinais da Libertadores vencida pelo Imortal.

PUBLICIDADE

Atualmente, o Grêmio é o lanterna do Grupo C com nenhum ponto conquistado. Huachipato e Estudiantes dividem a liderança com quatro pontos, enquanto o The Strongest é o terceiro com três. No caso de derrota, na pior das hipóteses, o Tricolor pode ficar sete pontos atrás dos argentinos e também do Huachipato, caso este vença os bolivianos no Chile amanhã (24).

Botafogo terá nova chance em casa

O Botafogo também abriu de forma negativa sua participação na fase de grupos da Libertadores. Logo após se classificar na fase preliminar, o Fogão perdeu em casa por 3 a 1 para o Junior de Barranquilla e levou 1 a 0 da LDU em Quito.

Nesta quarta-feira (24), o time comandado por Artur Jorge receberá o Universitario, do Peru. A partida no Nilton Santos começará às 19h (horário de Brasília). Assim como o Grêmio, o Botafogo também é o último colocado de seu grupo ainda não tendo somado pontos. O Fogão vem embalado pela goleada de 5 a 1 aplicada sobre o Juventude no domingo (21).

PUBLICIDADE

A liderança do Grupo D é dividida entre Junior e Universitario com quatro pontos, com a LDU na terceira colocação tendo três. A situação do Botafogo pode ser similar a do Grêmio caso perca pela terceira vez seguida, com duas equipes podendo abrir sete pontos de vantagem contra os cariocas se o time colombiano vencer a LDU em Barranquilla hoje (22).

Better Collective