Home Futebol Grêmio e Botafogo vão para o ‘tudo ou nada’ na terceira rodada da Copa Libertadores

Grêmio e Botafogo vão para o ‘tudo ou nada’ na terceira rodada da Copa Libertadores

Tricolor Gaúcho e Glorioso farão confrontos de vida ou morte na fase de grupos da competição continental nesta semana

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Botafogo e Grêmio, em duelo pelo Brasileirão Série A em 2023

Botafogo e Grêmio, em duelo pelo Brasileirão Série A em 2023 (Alexandre Durão / Grêmio FBPA)

Vindos de duas derrotas nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores, Grêmio e Botafogo decidirão seus futuros na competição continental nesta semana. Mesmo com vitórias no fim de semana pelo Brasileirão Série A, o objetivo das duas equipes brasileiras será evitar uma possível eliminação precoce já na terceira rodada do torneio da Conmebol.

PUBLICIDADE

Depois de vencer no sábado (20) o Cuiabá por 1 a 0 na Arena, o Grêmio terá o jogo mais importante do ano já nesta terça-feira (23), com a equipe de Renato Gaúcho visitando o Estudiantes em La Plata. O Imortal precisará vencer hoje (23), às 19h (horário de Brasília), no Estadio Jorge Luis Hirschi.

Os dois tropeços por 2 a 0 diante de The Strongest na Bolívia e Huachipato na Arena farão com que o Grêmio reviva a histórica batalha de La Plata de 1983. Na ocasião, o Tricolor que tinha Renato Gaúcho como camisa 7 encarou um ambiente hostil na Argentina, na partida que acabou 3 a 3 pelas semifinais da Libertadores vencida pelo Imortal.

PUBLICIDADE

Atualmente, o Grêmio é o lanterna do Grupo C com nenhum ponto conquistado. Huachipato e Estudiantes dividem a liderança com quatro pontos, enquanto o The Strongest é o terceiro com três. No caso de derrota, na pior das hipóteses, o Tricolor pode ficar sete pontos atrás dos argentinos e também do Huachipato, caso este vença os bolivianos no Chile amanhã (24).

Botafogo terá nova chance em casa

O Botafogo também abriu de forma negativa sua participação na fase de grupos da Libertadores. Logo após se classificar na fase preliminar, o Fogão perdeu em casa por 3 a 1 para o Junior de Barranquilla e levou 1 a 0 da LDU em Quito.

Nesta quarta-feira (24), o time comandado por Artur Jorge receberá o Universitario, do Peru. A partida no Nilton Santos começará às 19h (horário de Brasília). Assim como o Grêmio, o Botafogo também é o último colocado de seu grupo ainda não tendo somado pontos. O Fogão vem embalado pela goleada de 5 a 1 aplicada sobre o Juventude no domingo (21).

PUBLICIDADE

A liderança do Grupo D é dividida entre Junior e Universitario com quatro pontos, com a LDU na terceira colocação tendo três. A situação do Botafogo pode ser similar a do Grêmio caso perca pela terceira vez seguida, com duas equipes podendo abrir sete pontos de vantagem contra os cariocas se o time colombiano vencer a LDU em Barranquilla hoje (22).