Home Futebol Grêmio estreia hoje na Copa do Brasil com bastidores conturbados

Grêmio estreia hoje na Copa do Brasil com bastidores conturbados

Tricolor inicia caminhada em busca do hexa do torneio diante do Operário-PR, em meio à revolta de Renato Gaúcho contra a arbitragem

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Jogadores do Grêmio

Grêmio volta a disputar a fase de grupos da Libertadores (LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

O Grêmio volta a campo depois do episódio polêmico em que Renato Gaúcho se envolveu em Salvador no último fim-de-semana. A equipe de Porto Alegre estreará na Copa do Brasil contra o Operário-PR nesta terça-feira (30), às 20h (horário de Brasília). O jogo de ida da terceira fase será no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa-PR.

PUBLICIDADE

A atitude do técnico gremista na Arena Fonte Nova no último sábado (27) segue repercutindo fortemente. Nos minutos finais da derrota para o Bahia por 1 a 0, Renato Gaúcho tomou uma atitude drástica ao pedir para os jogadores do banco de reservas irem para o vestiário.

O treinador se enfureceu com a expulsão de Diego Costa, que teria sido dedurado ao árbitro Bráulio da Silva Machado pelo presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, Jailson Macedo Freitas. A razão seria possíveis ofensas do centroavante ao quarto árbitro. Na entrevista coletiva pós-jogo, Renato Gaúcho alegou interferência externa do ex-árbitro e hoje dirigente.

PUBLICIDADE

Ao entrar com Notícia de Infração Disciplinar no STJD, o presidente gremista Alberto Guerra defendeu a manifestação do treinador. “Vejo como legítima essa reação do Renato no episódio, defendendo os interesses do clube e do time. Precisamos apurar, ter muita calma nessa hora”, disse o mandatário tricolor no Paraná.

Existe a possibilidade de Renato Gaúcho ser convocado para depor na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas em Brasília. Conforme informações do jornalista Luiz Carlos Reche, o presidente da comissão, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), solicitou o contato do técnico do Grêmio para uma eventual participação nas próximas sessões.

Para Renato Gaúcho, Grêmio está ‘nas cordas’

O Grêmio estreia em mais uma competição na temporada em meio a uma rotina puxada de jogos. Nos últimos 30 dias, foram 10 partidas. Além do heptacampeonato gaúcho conquistado contra o Juventude, houve o desgaste pelas primeiras partidas na Libertadores e também as rodadas iniciais no Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE

Com a rotina puxada na temporada, Renato Gaúcho admite que o Grêmio está ‘nas cordas’. “Tem que trocar jogadores toda hora por causa disso. Mas aí não tem o entrosamento necessário”, justificou o técnico.

A provável escalação do Grêmio contra o Operário-PR deverá ter: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann (Gustavo Martins) e Fabio; Villasanti, Pepê, Edenilson, Cristaldo e Soteldo (Gustavo Nunes); Diego Costa.

PUBLICIDADE