Home Futebol Internacional e Grêmio aparecem no top-5 de maiores jejuns de título no Brasileirão Série A

Internacional e Grêmio aparecem no top-5 de maiores jejuns de título no Brasileirão Série A

Dupla Gre-Nal amarga um longo tempo sem levantar a taça do Campeonato Brasileiro, cuja edição de 2024 iniciou neste fim de semana

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Internacional e Grêmio no Gre-Nal 441

Internacional e Grêmio no Gre-Nal 441 (Divulgação/Inter)

O Brasileirão Série A teve a sua primeira rodada realizada no sábado (13) e domingo (14). A edição de 2024 será mais uma tentativa para que alguns gigantes do futebol brasileiro encerrem grande tabus no Campeonato Brasileiro. Grêmio e Internacional estão entre os times que há décadas não levantam a taça da competição.

PUBLICIDADE

Contando as equipes da primeira divisão que já celebraram o título do Brasileirão Série A, o Internacional é quem amarga o maior jejum. O histórico tricampeonato invicto ocorreu no longínquo ano de 1979, com uma equipe comandada por Ênio Andrade que tinha, entre outros nomes, Falcão, Batista, Valdomiro, Mário Sérgio e um ainda adolescente Mauro Galvão com somente 17 anos no miolo de zaga.

Logo após celebrar o único título invicto da história do Brasileirão Série A há 45 anos, o Colorado amargaria vários vice-campeonatos como em 1987 (Módulo Verde da Copa União), 1988, 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022. Se contar o antigo Robertão, são mais dois vices em 1967 e 1968, totalizando nove segundas colocações.

PUBLICIDADE

Internacional e Grêmio somam oito vices de 21 edições por pontos corridos

Assim como o Internacional, o Grêmio também jamais venceu o Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Logo após o triunfo na edição de 1996, o Tricolor Gaúcho nunca mais conseguiu festejar o título da competição. O memorável esquadrão comandado por Luiz Felipe Scolari tinha ídolos gremistas como Danrlei, Arce, Dinho, Émerson, Paulo Nunes, além do já referido Mauro Galvão.

Da mesma forma que seu maior rival, o Grêmio também terminou na segunda colocação em vários anos, como em 1982, 2008, 2013 e 2023.

Das 21 edições do Brasileirão Série A por pontos corridos, foram oito oportunidades em que um dos integrantes da dupla Gre-Nal acabou como vice.

PUBLICIDADE

Os torcedores do Botafogo lamentam até hoje a competição do ano passado em que o clube carioca liderou por 31 rodadas, chegando a abrir 13 pontos do Palmeiras, que seria o campeão. O Glorioso desperdiçou a maior oportunidade de quebrar o tabu que já dura 29 anos. A última vez em que o Botafogo ganhou o Campeonato Brasileiro foi no distante 1995.

A Copa João Havelange completará 24 anos, sendo o último título do Vasco da Gama no ano 2000. Fechando o top-5 entre os times campeões que estão atualmente na primeira divisão, aparece o único Brasileirão do Athletico conquistado em 2001, há 23 anos.

O maior tabu entre os clubes que já levantaram a taça do Campeonato Brasileiro é do Guarani, que celebrou sua única taça em 1978. O Coritiba também foi campeão há quase 40 temporadas, em 1985. Ambos estão no Brasileirão Série B. Em contrapartida, o maior tabu ainda é do Atlético-MG, que ficou 50 anos com o grito entalado na garganta entre 1971 e 2021.