
Abel Ferreira em Palmeiras x Santos na final do Paulistão. (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)
Nas últimas temporadas, principalmente em 2023, os torcedores do Palmeiras questionaram a diretoria com frequência sobre os poucos reforços. Apesar das críticas, o Verdão conseguiu encerrar o ano com o Brasileirão Série A da temporada. Para Ivan Drago, há mérito no estilo de contratações do clube, principalmente porque entendem o estilo de jogo claro do time.
Ivan Drago faz leitura sobre últimas temporadas do Verdão
Durante o programa Bola Rolando, o comentarista esportivo aponta que existe uma relação na atitude da diretoria do Palmeiras no mercado da bola entre quantitativo e qualitativo. Ivan Drago fez uma análise afirmando que, aqueles clubes que ainda não tem um estilo de jogo definido sofrem mais para adaptar os seus reforços.
Portanto, o jornalista acredita que, parte dos resultados recentes do Palmeiras se deve a contratações pontuais de atletas estudados pela comissão técnica antes da proposta. Logo, muitas vezes os jogadores se adaptam rapidamente ao esquema tático de Abel Ferreira e começam a render resultados nos gramados.
Ivan Drago destacou em análise que, Abel Ferreira usou a fase de grupos do Paulistão para testar o elenco. O comentarista relembrou que o treinador português acionou linha de quatro na defesa e por vezes três zagueiros, modificando o meio-campo. Além disso, relembrou a versatilidade de alguns jogadores, como o caso dos laterais como atacantes. Pontuando que, o técnico conhece bem o elenco para fazer que se tornem opções produtivas.
Por outro lado, Ivan Drago afirma que, aqueles times que não tem um “padrão” realizam contratações com a esperança de renderem resultados no elenco. Portanto, muitas vezes acabam se frustrando com o desempenho de alguns nomes.
Finalmente, Ivan Drago relembrou outra estratégia da diretoria que rende excelentes resultados durante a temporada, que seria a renovação dos pilares do elenco. Esta escolha é outra grande ideia da diretoria do Palmeiras que, segundo o comentarista rendem os bons resultados do clube até o momento.
Ivan Drago explicou: “Acho que o Palmeiras gasta muito para manter essa base. Não é que o Palmeiras gasta pouco para contratar, acho que o Palmeiras até tem dinheiro para chegar e contratar um jogador. O problema é bancar a folha salarial (…) É justo, porque valorizar esses atletas, conseguir manter (…) esses caras já não estariam no futebol brasileiro. Hoje é muito difícil tirar esses atletas do Palmeiras”.