Home Futebol Marcos Assunção foi herói do Palmeiras contra Vitória em 2010

Marcos Assunção foi herói do Palmeiras contra Vitória em 2010

Na estreia do Brasileirão, o Alviverde vai reencontrar um adversário que já trouxe boas lembranças, em uma outra fase do clube

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Marcos Assunção

Marcos Assunção em ação pelo Palmeiras (Divulgação/site oficial/Palmeiras)

Neste domingo (14), o Palmeiras, atual bicampeão do Brasileirão Série A, estreia na competição, enfrentando o atual campeão da Série B, o Vitória.

PUBLICIDADE

E o adversário traz uma boa recordação para o palmeirense e principalmente para Marcos Assunção, ex-jogador do Verdão.

Curiosamente, esse encontro aconteceu em uma competição internacional. Na Sul-Americana de 2010, as duas equipes se enfrentaram na segunda fase da competição.

PUBLICIDADE

Então, na ida, o Vitória derrotou o Palmeiras por 2 a 0, com gols de Ramon e Neto Coruja. Esse era apenas o sexto jogo de Felipão, que retornava ao Verdão depois de fazer sucesso nos anos 90. O Palmeiras de Felipão ainda não havia vencido, somando duas derrotas e quatro empates.

Marcos Assunção e Tadeu foram os heróis do Palmeiras

Uma semana depois, com uma desvantagem de 2 a 0, o Verdão não vivia um grande momento e precisava vencer por pelo menos três gols de diferença para avançar às oitavas de final da competição.

E foi aí que brilhou o espírito “copeiro” de Felipão. No final do primeiro tempo, Tadeu abriu o placar para o Palmeiras. E, aos 12 minutos do segundo tempo, ampliou para 2 a 0.

Mas, para se classificar, o Verdão ainda precisava de mais um gol. Então, aos 43 minutos do segundo tempo, Marcos Assunção cobrou falta com perfeição e marcou o terceiro gol, dando a classificação improvável ao clube paulista.

PUBLICIDADE

Relembre os gols:

Naquele duelo, os principais jogadores do Palmeiras eram Danilo, Edinho, Márcio Araújo e Marcos Assunção, além do goleiro Marcos, que completou 500 partidas naquele jogo.

Já o Vitória, tinha Wallace, Egídio, Thiago Humberto, Ramon, Elkeson e Schwenck como destaques. Curiosamente, o treinador do clube baiano era Toninho Cecílio, ex-jogador e dirigente do Palmeiras.

Escalações de Palmeiras 3 x 0 Vitória:

PUBLICIDADE

Palmeiras: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Fabrício (Ewerthon); Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo; Luan (Patrik) e Tadeu. Técnico: Felipão.

Vitória: Viáfara; Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Thiago Humberto (Renato) e Ramon (Neto Coruja); Elkeson e Schwenck (Júnior). Técnico: Toninho Cecílio.

Sequência da Sul-Americana

Com a classificação heroica, o Palmeiras avançou para as oitavas de final, onde eliminou o Universitario de Sucre (BOL). Depois, nas quartas, eliminou o Atlético-MG, chegando à semifinal.

Porém, na semi, foi eliminado pelo Goiás no critério do “gol fora”, após 2 a 2 no agregado. Na final, o Goiás perdeu o título para o Independiente (ARG), nos pênaltis.

PUBLICIDADE