Home Futebol Milton Neves coloca Pelé e Neymar no top-5 da história do Santos: veja lista

Milton Neves coloca Pelé e Neymar no top-5 da história do Santos: veja lista

O ilustre torcedor alvinegro saudou os 112 anos da história do clube fazendo uma lista de seus melhores jogadores

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Pelé e Neymar, dois ídolos da história do Santos

Pelé e Neymar, dois ídolos da história do Santos (Divulgação/Santos FC)

A menos de uma semana de estrear no Brasileirão Série B, competição em que disputará pela primeira vez, o Santos celebra seus 112 anos de fundação neste domingo (14). Em sua coluna no UOL, Milton Neves comemorou o aniversário de seu clube de coração.

PUBLICIDADE

O apresentador fez uma declaração ao Alvinegro Praiano, apontando como ‘o maior do mundo em todos os tempos’. Então, propôs o desafio de eleger os cinco melhores jogadores da história do Santos, na sua opinião.

Antes de divulgar a lista, Milton Neves reconheceu a dificuldade em formá-la pelos grandes jogadores que já vestiram a camisa do Peixe desde 14 de abril de 1912. Mas optou pela obviedade ao colocar Pelé como primeiro lugar. “Dispensa qualquer justificativa”, resumiu.

PUBLICIDADE

O segundo colocado eleito pelo jornalista foi o ex-ponta-esquerda Edu. Na opinião de Milton Neves, foi um dos ‘mais brilhantes jogadores de futebol que Deus colocou na Terra’, sendo peça chave da renovação do time do Santos durante a década de 60.

O apresentador também saudou o fato de Edu ter sido convocado para a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra com apenas 16 anos. O ponteiro seria campeão mundial no México em 1970.

Zito foi o terceiro colocado na relação de Milton Neves. O bicampeão mundial pela seleção brasileira e pelo Santos é considerado um ‘patrimônio’ do Peixe pelo jornalista. “Nem Pelé ousava teimar com ele”, brincou o colunista.

“Neymar carregou Santos de 2011 nas costas”

Na quarta colocação, Milton Neves classificou Neymar. Embora admita uma mágoa pela forma como deixou o Santos em 2013, ressaltou a importância do atacante, hoje no Al-Hilal, na história recente do Peixe.

“Simplesmente carregou nas costas o time que levou a terceira taça da Libertadores”, opinou, citando o tri continental de 2011.

Fechando o ranking, Carlos Alberto Torres foi lembrado pelo jornalista, elegendo o saudoso ‘Capita’ como o maior lateral-direito da história do futebol. Para Milton Neves, o eterno camisa 4 da seleção brasileira tricampeã em 1970 atingiu um patamar histórico na Vila Belmiro.

“Seu desempenho no Peixe o credenciou simplesmente para ser o capitão da maior seleção de todos os tempos. ‘Só’ isso…”, finalizou Milton Neves.

PUBLICIDADE