Home Futebol Presidente de LALIGA fala em ‘proteção’ a Vinícius Júnior e casos de racismo na Espanha

Presidente de LALIGA fala em ‘proteção’ a Vinícius Júnior e casos de racismo na Espanha

Craque brasileiro vem sendo alvo de muitos ataques racistas no Campeonato Espanhol, se tornando o líder do combate a esse tipo de violência

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, William Nunes começou a trabalhar no Torcedores.com em 2022. Especialista em futebol internacional e fã da Premier League, escreve diariamente sobre os assuntos mais pertinentes do mundo da bola, com destaque para informações sobre Manchester United, City, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Tottenham, Bayern de Munique, PSG, Barcelona e Real Madrid. Administrador de duas contas no YouTube, uma em inglês e outra em português. Conhecido nas redes sociais como "WilliamSkynyrd", trabalho escrevendo textos esportivos e fazendo vídeos de memes de gatos.
Vinícius Júnior comemora com a torcida gol do Real Madrid

Vinícius Júnior comemora com a torcida gol do Real Madrid (Reprodução/X/Vinícius Júnior)

Desde a temporada passada, os casos de racismo na LALIGA se tornaram tão frequentes que, em muitas ocasiões, até mesmo ofuscaram o brilho do futebol desempenhado no país. A principal vítima dos ataques acabou sendo o brasileiro Vinícius Júnior, que encontrou em vários estádios da Espanha um ambiente extremamente hostil, para se dizer o mínimo.

PUBLICIDADE

A partir do momento em que a situação se tornou manchete em todo o mundo do futebol, a Federação Espanhola tomou medidas para evitar novos incidentes graves como o que aconteceram na partida entre Real Madrid e Valencia, ainda em 2023, diminuindo a quantidade de casos em 2023/24.

Nesta semana, o presidente da LALIGA, Javier Tebas, falou sobre o combate ao racismo que vem acontecendo no país desde que a temporada passada. Ele garantiu, durante entrevista para a ESPN, que o objetivo é proteger ainda mais o brasileiro Vinícius Júnior, principal alvo dos ataques:

PUBLICIDADE

“…Estamos realizando uma grande campanha contra o racismo. Não há mais cantos em estádios. Quase todos que compareciam gritavam de forma depreciativa uns com os outros por todo o estádio”, falou ele na entrevista, ainda acrescentando:

“E erradicamos isso. Isso existia há 10 ou 12 anos. Agora há muito mais (casos) isolados. Acredito que esses eventos que ocorreram de forma sucessiva não serão um problema contínuo em todos os jogos, longe disso, como nunca foram”, afirmou o presidente da LALIGA.

Javier Tebas falou sobre “proteger” Vinícius Júnior, do Real Madrid

Desde o ano passado, o atacante dos merengues é o principal alvo, ainda mais após ele ter começado a trazer a público as ofensas que lhe eram dirigidas.

Na entrevista, o presidente ainda deu uma atenção especial ao brasileiro, falando que o motivo de ele ser o maior alvo é justamente o fato de ser alguém que decidiu liderar a luta contra o racismo.

PUBLICIDADE

“Obviamente está tendo muito impacto porque é preciso saber que a maioria desses insultos também está sendo dirigida a alguém que decidiu liderar a luta contra o racismo, que é Vinícius. E nós, que lideramos assuntos ou temas, estamos sempre mais vulneráveis a insultos, mas isso deve ser evitado porque Vinícius não merece os insultos”, falou ele, que em seguida revelou que é preciso proteger o brasileiro:

“Também é muito importante proteger esses jogadores que são formadores de opinião nessa luta contra o racismo, porque eles são os mais vulneráveis. Então é preciso estar muito em cima deles e o Vinícius sabe, tentamos protegê-los o máximo possível”, concluiu o presidente da LALIGA.