Home Futebol Último negócio entre Palmeiras e SPFC foi em 2006 e pegou torcedores de surpresa

Último negócio entre Palmeiras e SPFC foi em 2006 e pegou torcedores de surpresa

São Paulo recebe o Verdão hoje (29) no MorumBIS; as duas equipes têm um histórico de raras transações entre ambas

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Palmeiras de Endrick em jogo contra o SPFC

Palmeiras de Endrick em jogo contra o SPFC (Fabio Menotti/Palmeiras)

SPFC e Palmeiras fecham a 4ª rodada do Brasileirão Série A no Choque-Rei desta segunda-feira (29), no MorumBIS. A rivalidade entre duas das principais equipes do futebol brasileiro faz com que as negociações diretas entre tricolores e alviverdes não sejam comuns.

PUBLICIDADE

Tanto que a última vez em que uma transação ocorreu entre SPFC e Palmeiras foi no distante ano de 2006. Na oportunidade, aconteceu uma troca por empréstimo entre ambos, com o lateral-esquerdo Lúcio passando a defender o São Paulo, enquanto o centroavante Roger se transferiu para o Palmeiras.

O Tricolor buscava uma alternativa ao lateral pentacampeão mundial Júnior, enquanto o Verdão queria um artilheiro. Lúcio estava no Palmeiras desde 2003, quando conquistou o Brasileirão Série B. Mas não atravessava um bom momento, assim como o Alviverde há 18 anos.

PUBLICIDADE

O lateral-esquerdo integrou o elenco do SPFC que conquistaria o título brasileiro em 2006, mas sem se destacar e nunca sair da reserva. O atleta deixou o MorumBIS para se tornar titular do Grêmio vice-campeão da Libertadores no ano seguinte.

Já o atacante Roger também não deu certo, marcando somente dois gols em 16 confrontos com a camisa do Palmeiras. O centroavante rodaria por vários clubes numa longa carreira e atualmente é o técnico do Athletic no Brasileirão Série C.

Os ‘chapéus’ de SPFC e Palmeiras

Uma das histórias mais curiosas na tensa relação entre o Tricolor e Alviverde é a contratação de Cafu pelo Palmeiras em 1996. O ídolo são-paulino foi vendido ao Zaragoza dois anos antes, com uma cláusula em que o clube espanhol não poderia negociá-lo diretamente com um rival paulista.

PUBLICIDADE

A solução encontrada pelo Verdão foi repassá-lo por um mês ao clube parceiro Juventude, então também patrocinado pela Parmalat. Cafu jogou três partidas pela equipe gaúcha, para enfim assinar com o Palmeiras.

SPFC e Palmeiras têm um histórico de aplicar ‘chapéus’ um no outro. Ainda em 2006, o Tricolor Paulista tirou o lateral Ilsinho da base alviverde, levando o atleta de graça. Oito anos depois, faria com que o centroavante Alan Kardec, que atuava no Verdão, se transferisse para o MorumBIS.

O troco do Palmeiras seria a contratação de Dudu no ano seguinte, em 2015. Na época, o atacante, que se tornaria um dos maiores ídolos da história recente alviverde, negociava com o próprio São Paulo, além do Corinthians.

O último capítulo da rivalidade acirrada entre os vizinhos foi a ida do lateral-esquerdo Caio Paulista, campeão da Copa do Brasil pelo SPFC, para o Palmeiras no começo do ano.

PUBLICIDADE