Home Futebol Real Madrid x Barcelona: veja se Vinícius Júnior joga hoje na La Liga

Real Madrid x Barcelona: veja se Vinícius Júnior joga hoje na La Liga

Atacante brasileiro tem 12 gols no Campeonato Espanhol e sofre com racismo de forma constante

Matheus Miranda
Jornalista, carioca, formado em 2007 pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Possui passagens pela Record TV do Rio, Jornal do Commercio (RJ), jornal O Dia, Lance - Diário dos Esportes e durante sete anos manteve no ar o blog Super GP, totalmente dedicado ao automobilismo em geral.
Real Madrid x Barcelona

Vinicius Júnior foi alvo do preconceito racial nesta semana (Naomi Baker/Getty Images)

Neste domingo (21) será dia de “El Clásico”: Real Madrid e Barcelona, jogam no estádio Santiago Bernabeu, pelo La Liga. Dias antes da partida, o atacante Vinícius Júnior, do time Merengue, sofreu ofensas racistas por parte da torcida do clube Catalão e, por conta disso, a venda dele passou a ser uma possibilidade. No entanto, o craque deverá estar em campo logo mais.

PUBLICIDADE

Nos bastidores, fala-se na transação de Vinícius Júnior para outro clube, devido às ofensas que tem sofrido na Espanha. Essa ideia tem ganhado apoio da família do jogador, que tem visto uma espécie de “perseguição” por conta dos recorrentes episódios que o atacante brasileiro tem sofrido no país.

No mais recente capítulo negativo, um grupo de torcedores catalães gritou diversas vezes: “Vinicius, morra”, segundo registrado pela rádio Cadena Ser. Isto ocorreu antes da derrota para o PSG (FRA), pela Champions League, no meio da semana passada.

PUBLICIDADE

Vinícius Júnior tem sofrido racismo constante

Desde que começou a se destacar no ataque do Real Madrid, Vinícius Júnior tem sido alvo constante de ataques racistas. Companheiro do brasileiro no time espanhol, o meia Jude Bellingham disse que lamentaria ver o atacante revelado pelo Flamengo fora do futebol. Isso porque em março, Vini chegou a cogitar em encerrar a sua carreira por conta dos insultos racistas.

Bellingham alegou que comportamentos insultuosos são considerados corriqueiros, mas defendeu uma atitude mais firme por parte das autoridades. O inglês citou o caso do meia Tchouameni, também do Real Madrid. O jogador foi vítima do racismo praticado por torcedores do Mallorca.

Durante a semana passada, o comentarista esportivo Luis Rosa detonou as injúrias raciais. O jornalista cobrou ações mais severas das entidades responsáveis.

“A gente não pode viver só de hashtag, o Vinícius Júnior é para nós um exemplo de luta. A pauta das questões de cor (…) a gente quer respeito”, disse ele durante o programa Fim de Papo do UOL Esportes

PUBLICIDADE

Com 18 gols na temporada, Vini Jr é considerado um dos jogadores mais fundamentais do Real Madrid. Marcou 12 vezes no La Liga; sete vezes na Champions League; e mais duas na Supercopa. Além disso, é nome certo nas convocações da Seleção Brasileira.