Home Futebol Vitória, de Dida e Vampeta, já fez final de Brasileirão contra o Palmeiras

Vitória, de Dida e Vampeta, já fez final de Brasileirão contra o Palmeiras

Rubro-Negro baiano vai encarar o Verdão em seu retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Palmeiras x Vitória

Goleiro Dida e os jogadores do Palmeiras comemorando o segundo gol (Reprodução)

Campeão da Série B do ano passado, o Vitória volta a disputar a primeira divisão do Brasileirão depois de seis anos. A última participação foi em 2018.

PUBLICIDADE

Então, logo na primeira rodada, o clube baiano vai encarar o Palmeiras, atual bicampeão da competição.
Embora o Vitória não esteja no mesmo patamar do Palmeiras e nunca tenha vencido o Brasileirão Série A, esse duelo já foi a final da competição nacional, há 31 anos.

Vitória x Palmeiras na final do Brasileirão

Em 1993, o Palmeiras estava no início da parceria vitoriosa com a Parmalat. Foi nesse ano que o Verdão saiu de uma fila de quase 17 anos, ao vencer o Paulistão em cima do Corinthians.

PUBLICIDADE

Então, no final do ano, o time seria coroado com mais uma conquista. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras tinha jogadores estrelados, como Roberto Carlos, Cléber, César Sampaio, Mazinho, Zinho, Edílson, Evair e Edmundo.

Dividido em quatro grupos de oito times, o Palmeiras terminou em primeiro do grupo B, avançando à segunda fase. Na segunda fase, oito times foram divididos em dois grupos, com o primeiro de cada grupo fazendo a final da competição.

E o Verdão foi um dos finalistas, após terminar em primeiro em um grupo que tinha São Paulo, Guarani e Remo.

O outro finalista foi justamente o Vitória, que na primeira fase liderou o grupo C e na segunda fase superou Corinthians, Santos e Flamengo.

PUBLICIDADE

Sem o mesmo investimento que o Palmeiras, o Rubro-Negro baiano contava com jogadores que iriam brilhar posteriormente, como Dida, Vampeta, Paulo Isidoro e Alex Alves. Vampeta, por exemplo, ainda era um jovem e foi reserva naquela partida.

Sobre a final

A ida, na Fonte Nova, o Verdão venceu por 1 a 0, com gol de Edílson, que iria jogar no Vitória anos depois.

A volta, no Morumbi, para mais de 80 mil pessoas, o Palmeiras não tomou conhecimento e marcou dois gols com menos de 25 minutos. Um de Evair e outro de Edmundo.

O 2 a 0 no placar garantiu o 7º título Brasileiro da história do Verdão. Atualmente, o clube paulista tem 12 conquistas. Depois, venceu em 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023.

PUBLICIDADE

Veja os gols da partida final: