Home Futebol Cafu elege momento mais marcante de sua carreira: “Muito importante para mim”

Cafu elege momento mais marcante de sua carreira: “Muito importante para mim”

Ex-lateral-direito escolhe final SPFC x Palmeiras e pentacampeonato mundial com a seleção brasileira como sensações únicas em sua história

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.
Cafu na seleção brasileira de 2002

Cafu comemorando vitória da seleção brasileira contra a Turquia na Copa do Mundo de 2002. (Créditos: Stu Forster/Getty Images)

Apontado por muitos como um dos maiores laterais-direito do futebol brasileiro e mundial, Cafu confidenciou ao programa Jogo Aberto, da Band TV, o momento que ele considera o mais marcante em sua carreira como jogador.

PUBLICIDADE

“No São Paulo, quando fomos campeões, e tive a oportunidade de fazer um gol de perna esquerda e dei passe para o Raí fazer os outros três gols. Foi um jogo contra o Palmeiras, na final [do Campeonato Paulista de 1992] contra o Palmeiras. Esse foi um momento que realmente aquele jogo foi muito importante para mim”, iniciou o capitão do pentacampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo Japão/Coreia do Sul em 2002.

“Foi um momento em que o São Paulo estava se consagrando campeão”, acrescentou o ex-jogador, após ser questionado pelo jornalista Ulisses Costa.

PUBLICIDADE

Cafu se referia à final do Campeonato Paulista de 1992, entre SPFC e Palmeiras, no Morumbi, diante de um público em torno de 100 mil espectadores. Naquela partida decisiva, o Tricolor Paulista superou o Verdão por 4 a 2, com gol do então dono da lateral-direita são paulina e hat-trick do meia Raí. Veja no vídeo abaixo:

Além disso, Cafu não deixou de incluir o momento em que ergueu a quinta taça do Brasil em Copas do Mundo como um dos momentos que mais lhe em sua trajetória nos gramados.

“E em 2002, quando tive a oportunidade de, junto com Denílson, de levantar a taça de campeão do mundo”, aponto o ex-lateral.

“Uma já tinha uma certa idade, era o capitão de uma seleção que só tinha craques, só tinha jogadores realmente fora de série. E eu tive o prazer, o orgulho de você levantar uma taça de campeão, representando 220 milhões de brasileiros naquele momento”, sentenciou Cafu.

PUBLICIDADE

“Acho que não existe momento melhor do que esse”, prosseguiu. “Então esses dois momentos eu posso até destacar como uns dos melhores momentos da minha vida”, concluiu o ex-lateral-direito da seleção brasileira, São Paulo, Milan, entre outras equipes.

Cafu enfatizou ainda que depois vieram outras conquistas importantes, porém os dois momentos mencionados, foram o que mais lhe marcou em sua vitoriosa carreira como atleta profissional.

Cafu tem trajetória que o coloca como um dos maiores laterais da seleção brasileira

Aos 53 anos, o ex-jogador marcou época com a Amarelinha, alcançando três finais de Copas do Mundo e vencendo duas delas.

Formado nas categorias de base do São Paulo, o futebolista aposentado fez carreira além do SPFC, no Real Zaragoza, Juventude, Palmeiras, Roma e Milan.

PUBLICIDADE

Com o Brasil, Cafu venceu a Copa do Mundo (1994 e 2002), Copa das Confederações (1997) e Copa América (1997 e 1999).