Home Futebol Veja o que está em jogo na última rodada da Premier League

Veja o que está em jogo na última rodada da Premier League

Campeonato Inglês chega na última rodada com o campeão ainda indefinido; veja tudo que está em disputa

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Chelsea, Manchester City e Tottenham

Chelsea, City e Tottenham são alguns dos clubes que jogarão para valer (Divulgação/Chelsea - Divulgação/Manchester City - Divulgação/Tottenham)

Neste domingo (19), teremos a última rodada do Campeonato Inglês, a Premier League, principal liga de clubes atualmente.

PUBLICIDADE

E, diferente das outras grandes ligas do mundo, a Premier League ainda não tem o seu campeão definido. Manchester City e Arsenal brigam pela taça. O City está na liderança, mas os Gunners podem ficar com o título em caso de qualquer tropeço do líder.

O que está em jogo na última rodada da Premier League

É fato que a última rodada do Campeonato Inglês não terá grandes definições. Teremos praticamente “só” a definição do campeão e uma vaga na Liga Europa.

PUBLICIDADE

Matematicamente, os três rebaixados ainda não foram definidos, mas virtualmente, sim. Isso porque, o Luton Town, primeiro time da zona de rebaixamento, está três pontos atrás do Nottingham Forest, primeiro time fora da zona. Porém, no saldo de gols, que é o primeiro critério de desempate, o Forest tem 12 gols de saldo a mais.

Ou seja, o Luton teria que tirar essa diferença em uma rodada, o que é algo praticamente impossível. Teria, por exemplo, que fazer 6 a 0 e torcer para o Forest perder de 6 a 0. E o Forest enfrenta o rebaixado Burnley.

Então, a briga mesmo está pelo título e Liga Europa. Em relação ao campeão, o City tem dois pontos a mais que o Arsenal. Mas o Arsenal tem um saldo de gols melhor. Então, se o Arsenal vencer a sua partida, o Manchester precisa obrigatoriamente vencer para ser campeão. Os Gunners, então, torcem por um tropeço do City (empate ou derrota) para ficar com a taça.

Já em relação a Liga Europa, atualmente a vaga é do Tottenham, que tem 63 pontos. Atrás, ainda com chance, aparece o Chelsea, que tem 60, mas um saldo de gols melhor. Sendo assim, o Chelsea precisaria vencer e torcer por uma derrota do Tottenham para garantir a vaga. Ao Tottenham, então, basta apenas um empate.

PUBLICIDADE

O que já está definido

Nesta última rodada, já está definido matematicamente os quatro times que irão para a próxima Champions League, além de dois rebaixados – de três no total.

Manchester City, Arsenal, Liverpool e Aston Villa já garantiram vaga para a Champions. Na parte de baixo, Sheffield United e Burnley já foram rebaixados matematicamente, além do Luton Town que está virtualmente na segunda divisão.

A última rodada da Premier League

Todos os jogos da Premier League acontecerão domingo (19), às 12h (de Brasília). Veja abaixo todos os jogos:

Liverpool x Wolverhampton
Sheffield United x Tottenham
Luton Town x Fulham
Brighton x Manchester United
Manchester City x West Ham
Arsenal x Everton
Brentford x Newcastle
Crystal Palace x Aston Villa
Burnley x Nottingham Forest
Chelsea x Bournemouth

PUBLICIDADE
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial