Home Futebol Galvão Bueno viraliza na web por exaltar goleiro argentino; entenda

Galvão Bueno viraliza na web por exaltar goleiro argentino; entenda

Citações repetidas do narrador a Sergio Goycochea durante várias disputas por pênaltis chamaram a atenção nas redes sociais

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Galvão Bueno, narrador esportivo

Galvão Bueno, narrador esportivo (Reprodução/YouTube)

Um compilado de narrações de Galvão Bueno durante diferentes decisões nas penalidades máximas despertou a curiosidade dos internautas. Nos vários chutes convertidos mostrados na edição do vídeo, duas coisas em comum são notadas.

PUBLICIDADE

A primeira é que todas as bolas vão no meio do gol, com o goleiro se mexendo e não conseguindo fazer a defesa. A segunda é a repetida citação do narrador a Sergio Goycochea, arqueiro da seleção argentina na Copa do Mundo de 1990 e com passagem pelo Internacional entre 1995 e 1996.

Os diversos pênaltis mostrados no vídeo editado por Kevin Nicolas vão desde a decisão do Mundial de 1994 em que o Brasil conquistou o tetra até a Copa de 2022 no Catar, que marcou a despedida de Galvão Bueno das transmissões na Globo. Em todos, o histórico locutor esportivo lembra uma história que Goycochea lhe contou.

PUBLICIDADE

“O grande pegador de pênalti que eu conheci é o Goycochea. Ele me disse pessoalmente o seguinte: ‘Pego todos os pênaltis mal batidos. Os bem batidos eu não vou pegar nunca, porque eu só saio depois da bola. Bateu mal, eu pego”, disse Galvão Bueno numa das antigas transmissões lembradas.

Outras histórias de Galvão Bueno foram lembradas

Na postagem de Kevin Nicolas na plataforma X, os internautas se divertiram com outras tiradas de Galvão Bueno. Inclusive, o narrador foi questionado pelos torcedores.

“O mais engraçado é que, nessa disputa de pênaltis Argentina x Itália que o Galvão tanto fala, as duas defesas que o Goycochea fez foram pulando no canto”, observou o perfil Chica Maraquita, mencionando a histórica semifinal da Copa do Mundo de 1990.

PUBLICIDADE

“No aguardo pelo compilado de quando o Maurício Gugelmin pilotava na chuva, ele tentava manter o carro na parte mais escura. Toda corrida com chuva tinha essa”, lembrou Vinícius Maria. “Dos mesmos criadores de: Keke Rosberg abriu a pasta dele, me mostrou as fotos dele dirigindo no gelo. O carro apontando pro lado e as rodas pro outro”, publicou a conta Erick Mateux.

Até Renato Aragão foi parodiado por um torcedor. “Tem uma história de um goleiro… que morrendo de fome nos braços da mãe perguntou assim: ‘Mamãe, no céu tem pênalti mal batido?’. E pegou”, brincou Breno.