Home Futebol Palmeiras de Abel Ferreira tem Copa do Brasil como único título ‘solitário’; entenda

Palmeiras de Abel Ferreira tem Copa do Brasil como único título ‘solitário’; entenda

Verdão foi campeão do torneio mata-mata nacional logo nos primeiros meses com o técnico no comando

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.
Abel Ferreira com Copa do Brasil

Abel Ferreira segurando a taça da Copa do Brasil quando o Palmeiras foi campeão da edição de 2020 do torneio. (Créditos: Cesar Greco / Palmeiras)

O Palmeiras de Abel Ferreira vai a campo hoje (2), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em estreia na Copa do Brasil. O duelo contra o Botafogo-SP na terceira fase da competição marca o início da campanha que busca repetir no torneio nacional o feito do Brasileirão Série A e da Libertadores: ganhar mais de uma vez.

PUBLICIDADE

Abel Ferreira foi campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras na edição de 2020, finalizada no início de 2021 por conta da pandemia. No entanto, desde então o Alviverde não conseguiu o mesmo que alcançou no Paulistão, Brasileirão Série A e Libertadores: ser campeão novamente.

Desconsiderando Recopa e Supercopa, competições que só entram no calendário por conquistas em outros torneios, a Copa do Brasil é o único título ‘solitário’ de Abel Ferreira no Palmeiras. Com o técnico, o Alviverde soma nos compromissos de temporada ‘regular’:

PUBLICIDADE
  • 3 taças do Paulistão (2022, 2023 e 2024);
  • 2 taças do Brasileirão Série A (2022 e 2023);
  • 2 taças do Libertadores (2020 e 2021);
  • 1 taça da Copa do Brasil (2020).

Palmeiras de Abel Ferreira sequer chegou à semifinal da Copa do Brasil após título

No embate contra o Botafogo-SP desta quinta (2), o Verdão tentará iniciar uma caminhada para voltar a ser campeão do torneio mata-mata nacional. No entanto, o retrospecto do Alviverde na competição sob o comando do português não chegou nem perto de repetir a campanha vitoriosa.

Então atual campeão, o Palmeiras de Abel Ferreira foi eliminado pelo CRB logo na terceira fase da Copa do Brasil em 2021. Na temporada seguinte, o Alviverde caiu para o rival São Paulo nas oitavas de final, em cofronto com muita polêmica de arbitragem.

Por fim, no ano passado, novamente o Tricolor paulista deu fim à chance de Abel Ferreira ser campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras, dessa vez nas quartas de final.

No duelo de hoje, o técnico português pode mandar a campo um time alternativo, de olho em preservar os jogadores mais utilizados até o momento. O Palmeiras entra em campo às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, abrindo o confronto contra o Botafogo-SP na terceira fase da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE