Home Futebol Palmeiras e SPFC ganham torcedores, mas Corinthians perde; entenda a situação

Palmeiras e SPFC ganham torcedores, mas Corinthians perde; entenda a situação

Pesquisa mostra ascensão do Verdão e do Tricolor em detrimento do Timão; Flamengo se mantém como maior do Brasil em quantidade

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.
Palmeiras e SPFC ganham torcedores, mas Corinthians perde; entenda a situação

Gustavo Gomez, do Palmeiras, e Jonathan Calleri, do São Paulo, disputam a bola durante partida do Brasileirão Série A 2024 (Alexandre Schneider/Getty Images)

O levantamento “Maior Raio-X do Torcedor”, feito pelas redes de mídia CNN Brasil e Itatiaia, em conjunto com a empresa de pesquisas Quaest concluiu que Palmeiras e São Paulo são os clubes paulistas que mais ganharam torcedores desde a primeira pesquisa, em 2023. Em contrapartida, o Corinthians, time com a maior torcida da capital paulista, perdeu torcedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A pesquisa, realizada entre 27 de abril e 1 de maio de 2024, entrevistou 6.373 pessoas em 278 cidades por coleta domiciliar e contou não apenas com adultos, mas com crianças e jovens entre 7 e 15 anos.

No resumo nacional, o Flamengo é o time com maior número de torcedores e apresentou aumento de 1% no período da primeira pesquisa, mesma tendência apresentada entre Palmeiras e São Paulo. A surpresa foi a queda do Corinthians, que saiu de 18 para 17%, assim como Atlético-MG e Cruzeiro, que também perderam torcedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se a tendência de crescimento do Verdão e o declínio do Corinthians se mantiver, o número de alviverdes pode superar o de alvinegros em apenas quatro anos.

Palmeiras campeão

O crescimento do número de torcedores dos times pode ter relação com fatores de poderio econômico, como é o caso de Palmeiras e Flamengo, mas também com o retrospecto vencedor dessas duas equipes nos últimos anos, que levantaram todos os troféus possíveis, de Brasileirão a Libertadores.

Aos mais velhos isso não causa impacto nenhum, mas pode ter uma grande influência nas crianças e até em alguns pré-adolescentes, que acabam fascinados com o desempenho da equipe e com o carisma de certos jogadores. Esse movimento é bastante comum, vide o São Paulo de Telê Santana, o Palmeiras da Parmalat, o Santos de Neymar e o Corinthians de Ronaldo Fenômeno.

PUBLICIDADE
Better Collective