Presidente da CBF fala sobre retomada do Brasileirão Série A
Ednaldo Rodrigues comentou situação do Campeonato Brasileiro após paralisação por tragédia
Ednaldo Rodrigues em evento pela CBF (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Neste mês de maio, o Rio Grande do Sul enfrentou a sua maior tragédia climática até o momento. Com um estado praticamente devastado, os times gaúchos pressionaram pela paralisação do Brasileirão Série A e foram ouvidos, recebendo o adiamento geral de duas rodadas. Nesta segunda-feira (27), a CBF terá uma reunião para definir novas datas para os duelos e o presidente, Ednaldo Rodrigues, abriu o jogo sobre algumas questões.
Presidente da CBF adota tom conciliatório sobre Brasileirão Série A
No domingo (26), Ednaldo Rodrigues cedeu uma entrevista à Rádio Itatiaia na sua chegada ao evento “Futebol Solidário” que aconteceu no Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo, feito em parceria com a CBF, Flamengo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Jogo das Estrelas, teve como principais beneficiários as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Além da paralisação do Brasileirão Série A, um dos pedidos dos clubes gaúchos é para não existir rebaixamento nesta edição do torneio. Porém, Ednaldo Rodrigues garantiu que essa medida não é possível, pois faz parte do estatuto da competição.
Apesar de rechaçar a hipótese, o mandatário se mostrou aberto a negociações, afirmando: “Todas as conciliações são possíveis. Agora, o rebaixamento não está na proposta da CBF. A gente obedece ao calendário e ao estatuto da FIFA, é um estatuto da FIFA, da Conmebol e da CBF”.
Sobre a paralisação do Brasileirão Série A ser estendida após a reunião de segunda-feira (27), o presidente da CBF disse que pretende ouvir as demandas dos clubes, mas tem o objetivo de terminar a competição ainda neste ano.
“Pela CBF, a gente vai buscar uma conciliação, para que a competição termine dentro do próprio calendário de 2024, em dezembro, mas vai depender muito do que vai ser tratado com os clubes, nós respeitaremos o posicionamento daqueles que são maioria”, disse Ednaldo Rodrigues.
Atualmente, o Brasileirão Série A está previsto para retornar no próximo final de semana, caso não sofra novo adiamento. A expectativa da CBF é que o torneio termine na data prevista de 8 de dezembro.
Caso exista uma nova suspensão, há chances de que as datas FIFA que seriam utilizadas para a remarcação de partidas não sejam suficientes e precisem de uma extensão do torneio.

