Home Futebol PSG ‘perde torcedores’ no Brasil após saídas de Messi e Neymar

PSG ‘perde torcedores’ no Brasil após saídas de Messi e Neymar

Clube francês vê o Manchester City crescer no interesse dos brasileiros      

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.
Messi e Neymar

Messi e Neymar nos tempos de PSG - Angel Martinez/Getty Images

No começo da temporada 2023/2024 na Europa, o PSG perdeu duas das principais estrelas, dois dos maiores jogadores do mundo: Messi, que foi para o Inter Miami, dos Estados Unidos; e Neymar, que assinou com o Al Hilal, da Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

Evidentemente, sem esses craques, o clube francês perdeu popularidade aqui no Brasil. Os números são da pesquisa ‘O Maior Raio-X do Torcedor’, da Quaest/CNN/Itatiaia.

Assim, até o ano passado, com a dupla que era do Barcelona, o PSG estava em terceiro entre os clubes estrangeiros com maior número de torcedores no Brasil, com 5%.

PUBLICIDADE

Foi-se uma temporada, os franceses perderam Messi e Neymar e assim viram o apoio dos brasileiros cair para 1%.

Portanto, o PSG agora é o quarto no ranking, empatado com o Manchester City, da Inglaterra, e com o Boca Juniors, da Argentina. A dupla espanhola Real Madrid e Barcelona segue nas duas primeiras posições, respectivamente, e isso já acontece há um bom tempo.

Manchester City tem crescimento com nomes de peso como Haaland e Guardiola   

Com a queda dos franceses, que deu um grande salto foi o Manchester City, que venceu a Champions League 2022/2023 e conta com nomes como o goleiro brasileiro Ederson, o meia belga Kevin De Bruyne, o atacante norueguês Erling Haaland e o técnico espanhol Pep Guardiola.

Vale ainda citar, que, de acordo com o levantamento, 62% dos torcedores brasileiros não se declaram apoiadores de um clube estrangeiro. Na comparação com 2023, houve aumento de dois pontos percentuais no quesito.

PUBLICIDADE

Sobre a pesquisa ‘O Maior Raio-X do Torcedor’, foram ouvidas mais de seis mil pessoas no total, sendo que cinco mil entrevistas mais aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos.

A pesquisa tem uma margem de erro que é de 1,4 ponto porcentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Veja os times estrangeiros com maiores torcidas no Brasil

Real Madrid: 15%

Barcelona: 8%

PUBLICIDADE

Manchester City:  2%

PSG: 1%

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial