Home Futebol SPFC joga hoje pela Libertadores em estádio que tem uma escultura de Raposa; entenda

SPFC joga hoje pela Libertadores em estádio que tem uma escultura de Raposa; entenda

São Paulo enfrentará o Cobresal nesta quarta-feira (8) pela competição continental, podendo se classificar matematicamente

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
SPFC jogará no estádio Zorros del Desierto

SPFC jogará no estádio Zorros del Desierto (Rubens Chiri / saopaulofc)

O Tricolor Paulista poderá se garantir nas oitavas-de-final da Libertadores hoje (8). O SPFC de Luis Zubeldía visita o Cobresal às 21h30, pela 4ª rodada da fase de grupos. Uma vitória do São Paulo, mais o empate ou derrota do Barcelona-EQU para o Talleres na Argentina nesta quarta (8) às 19h, colocarão o time brasileiro nas oitavas-de-final de forma matemática.

PUBLICIDADE

O palco da partida será o estádio Zorros del Desierto, em Calama, com a cidade no deserto de Atacama ao norte do Chile. A distância para a capital Santiago é de cerca de 1,5 mil km. O campo localizado numa altitude de 2.260 metros é utilizado pelo tradicional Cobreloa, que foi duas vezes vice-campeão da Libertadores, uma delas para o Flamengo em 1981.

O Cobresal vem sediando os jogos no local por não poder atuar em seu estádio, o El Cobre, na cidade chilena de El Salvador. O motivo é o lugar não atender às exigências da Conmebol para confrontos internacionais.

PUBLICIDADE

Raposa do estádio do adversário do SPFC na verdade é um ‘zorro’

O Estádio Municipal de Calama foi inaugurado em 1952 e passou por uma reforma em 2015 para poder receber as partidas de Libertadores e Sul-Americana. No retorno das atividades no local, a população da cidade chilena elegeu uma espécie de mascote para batizar o campo.

O escolhido foi o zorro, similar a uma raposa, que é considerado o símbolo de Calama. O que justifica a denominação Zorros del Desierto, que apresenta a estátua do animal numa das entradas do estádio, com capacidade para apenas 12 mil pessoas. Mas todas as quatro arquibancadas possuem cadeiras.

Chile e Argentina duelaram pelas Eliminatórias para a Copa de 2022 no Zorros del Desierto, na primeira vez em que a seleção nacional atuou fora de Santiago numa partida oficial. Os futuros campeões do mundo venceram como visitantes por 2 a 1, em janeiro de 2022.

PUBLICIDADE