Home Esportes Olímpicos Conheça Tatiana Weston-Webb, brasileira que pode trazer medalhas nas Olimpíadas

Conheça Tatiana Weston-Webb, brasileira que pode trazer medalhas nas Olimpíadas

Nascida em Porto Alegre e criada nos Estados Unidos, atleta resolveu disputar os Jogos Olímpicos pelo Brasil, onde tem amigos e família

Por Rogério Guimarães em 03/06/2024 17:55 - Atualizado há 2 anos

Tatiana Weston Webb, do Brasil, comemora medalha de ouro após competir no shortboard feminino no dia da final dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, na praia de Punta de Lobos (Heuler Andrey/DiaEsportivo/Alamy Live News)

Tatiana Weston-Webb é uma surfista brasileira nascida em Porto Alegre em 1996 que tem se notabilizado como um dos maiores nomes do surfe feminino e é umas das promessas nas Olimpíadas. Apesar de ser brasileira, Tatiana se mudou para o Havaí com dois meses de idade, onde cresceu e desenvolveu a paixão pelo esporte. E não teria como ser diferente: ela é filha do surfista inglês Douglas Weston-Webb e da bodyboarder brasileira Tanira Guimarães.

Por ter crescido nos Estados Unidos, Tatiana naturalmente competia pelo seu país, mas ela resolveu competir pelo Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 alegando que o país onde nasceu tem um lugar especial em seu coração.

“Tenho família, amigos e um grande apoio lá. É um lugar onde sempre me senti em casa e estou mais que orgulhosa em representar um país tão incrível, com tanta paixão e dedicação pelo nosso esporte”, afirmou a surfista.

Trajetória

Tatiana Weston-Webb estreou como profissional em 2014 conseguindo os nonos lugares no Rio Women’s Pro, Fiji Women’s Pro e Vans US Open of Surfing. Em 2015, sua melhor posição foi o segundo lugar no Roxy Pro France e no ano seguinte, novo pódio, desta vez no Vans US Open of Surfing.

Em 2021, alcançou o pódio no Boost Mobile Margaret River Pro na Austrália e em 2022, nas etapas MEO Pro Portugal e Corona Open J-Bay, na África do Sul.

Perspectiva na Olimpíada

A decisão de disputar as Olimpíadas de Paris 2024 pelo Brasil foi muito bem-vinda pela comunidade do surfe e aumentou as possibilidades de medalhas para o país ao lado de Luana Silva, Tainá Hinckel, Gabriel Medina, Filipe Toledo e João Chianca.

Na Olimpíada de Tóquio 2020, Tatiana caiu nas oitava de final na disputa com a japonesa Amuro Tsuzuki, que fechou com nota 10,33 contra 9 da brasileira.

A atleta perdeu a bateria de Teahupo’o, Taiti, nesta quarta-feira (29) mesmo com nota 10 e acabou ficando na terceira posição. Mas isso não abalou a atleta, que fez uma boa apresentação.

Exit mobile version