Home Futebol Jornal espanhol cita jogadores brasileiros que não deram certo na Europa; confira  

Jornal espanhol cita jogadores brasileiros que não deram certo na Europa; confira  

Atletas não renderam o esperado e ‘sumiram’ do radar do velho continente 

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.
Paulinho, ex-Corinthians

Paulinho jogou no Barcelona em 2017/18 - Crédito: Manuel Blondeau / ZUMA Wire / Alamy Live News

O que leva um bom jogador a fazer uma temporada de destaque, ou em isso, na Europa e depois acabar não conseguindo render o esperado?

PUBLICIDADE

O jornal espanhol ‘AS’, nesse sentido, fez um levantamento de brasileiros que brilharam e ‘sumiram’ do radar do velho continente. Na verdade, são 13 jogadores, com o Brasil sendo o país com o maior número de representantes, com seis.

A publicação também citou dois jogadores que brilharam em Copas do Mundo, mas não conseguiram seguir com as boas atuações pelos times: Denis Cheryshev, da Rússia, que foi revelado nas categorias de base do Real Madrid, e hoje joga no Venezia, da segunda divisão italiana.

PUBLICIDADE

O outro é Adel Taarabt, marroquino, que rodou por clubes ingleses e não conseguiu se firmar, e hoje está no Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos.

Os nomes citados, além dos brasileiros, foram Hatem Ben Arfa, Dmytro Chyhrynskyi, Jeffrén Suárez e Ilaix Moriba (esses últimos três ex-Barcelona).

Brasileiros que decepcionaram na Europa  

Entre os brasileiros temos Reinier, que foi do Flamengo para o Real Madrid, na temporada 2019-20, e nunca mostrou um bom futebol, jogando no Borussia Dortmund, Girona e o último deles o Frosinone.

Craque do Corinthians, Paulinho chegou em 2017 ao Barcelona por 40 milhões de euros, não emplacou, foi para o futebol chinês até voltar ao Timão e agora está sem time.

PUBLICIDADE

Lucas Silva chegou ao Real Madrid em 2015, vindo do Cruzeiro, onde está de volta e ainda teve uma passagem pelo Olympique de Marseille, sem brilho.

Um nome que poucos entendem é o de Alexandre Pato, que na sua época foi uma das maiores promessas do Brasil, na temporada de 2007 foi para o Milan, deixando o Internacional. Teve alguns bons momentos, mas nunca o que se esperava dele por seu potencial.

O meia Oscar era também na época um dos jogadores mais promissores do Brasil, e em 2009 o Chelsea pagou mais de 30 milhões de euros ao SPFC. Não se firmou e hoje joga na China, com algumas tentativas de repatriação de times brasileiros.

Por último, Malcolm, hoje no Al Hilal, jogou na Espanha, no Barcelona, que pagou ao Bordeaux mais de 40 milhões de euros para contratá-lo. Não teve o sucesso esperado. 

PUBLICIDADE

Confira também:

Sem ‘cair nas graças’ dos torcedores do Grêmio, saída de Reinaldo ganha ‘força’ no Tricolor gaúcho, no Antenados no Futebol.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial