Home Extracampo Racismo contra Vinícius Júnior tem condenação de torcedores do Valencia 

Racismo contra Vinícius Júnior tem condenação de torcedores do Valencia 

Jogador brasileiro do Real Madrid sofreu as ofensas em maio do ano passado

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.
Vinícius Júnior, do Real Madrid

Vinícius Júnior, do Real Madrid - Getty Images

Um enorme avanço contra o racismo foi dado na Espanha com três torcedores do Valencia condenados a oito meses de prisão por ataques racistas a Vinícius Júnior.

PUBLICIDADE

Os fatos ocorridos contra o brasileiro do Real Madrid aconteceram em maio de 2023, no estádio Mestalla, casa do Valencia, e os torcedores envolvidos também foram punidos com a proibição de entrar em qualquer estádio de futebol por dois anos.

Nesse sentido, o presidente da La Liga, Javier Tebas, comemorou a condenação, e falou que é a primeira deste tipo na história do futebol espanhol.

PUBLICIDADE

“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Junior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a La Liga irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais”, pontua Tebas.

Vinícius Júnior jogou este ano em Valencia e sofreu novos ataques racistas   

Ainda, vale lembrar que Vinícius Júnior voltou a jogar pelo Real Madrid no estádio Mestalla, há três meses, contra o Valencia, e fez os dois gols do empate em 2 a 2.

Assim, de acordo com relatório da La Liga, o brasileiro foi alvo de torcedores do Valencia em pelo menos três momentos do confronto que aconteceu neste ano, ou seja, nada mudou.    

No relatório da entidade, aos oito minutos, torcedores cantaram ‘Vinícius, que tonto você é’ e ‘Vinícius, que ruim você é’.

PUBLICIDADE

Na sequência, as ofensas foram contra o Real Madrid, com os torcedores gritando novamente ‘tonto, tonto”, e depois “Vinícius, que tonto você é’, novamente. Todos os xingamentos aconteceram no desenrolar da partida.

Por fim, o brasileiro, visivelmente nervoso briga em campo, leva o vermelho, sai aplaudido, fazendo gesto com o número 2, em referência ao risco de rebaixamento do Valencia, e provoca novas brigas.   

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial