Jogadores de Fortaleza e Flamengo disputam a bola (Jorge Rodrigues/AGIF (via AP)
Na última quinta-feira (11), o Fortaleza venceu o Flamengo por 2 a 1 em um jogo muito complicado no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Como é comum no Brasileirão, a arbitragem acabou assumindo o papel de protagonista do confronto. Após o jogo, o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, criticou a marcação de um pênalti em Pedro, do Flamengo, em lance que resultou no gol do adversário.
“Hoje nós ganhamos apesar da arbitragem, porque o pênalti dado para o Flamengo foi um absurdo, foi constrangedor. Por mais que o árbitro erre em campo, porque é um lance rápido, o VAR tem a oportunidade de checar com várias câmeras, com vários ângulos”, reclamou.
“Podia ter atrapalhado todo o trabalho. A gente viaja 3.000km para jogar, contra um time superforte, um estádio lotado. Não posso deixar de registrar isso”, criticou.
Na sequência, o dirigente fez críticas pesadas à atuação do VAR, afirmando que o instrumento costuma ser prejudicial ao Fortaleza e citando vários erros nos últimos anos:
“Tem que ficar clara nossa insatisfação do erro gravíssimo do árbitro de campo e, principalmente, do VAR. O VAR, historicamente, esse rapaz traz prejuízos ao Fortaleza. Desde 2019, em Itaquera, contra o Corinthians”, falou, acrescentando na sequência:
“Em 2021, contra o Atlético-MG. Esse ano no clássico (Ceará) na Copa do Nordeste. Em várias situações, infelizmente esse rapaz (VAR) costuma errar contra o Fortaleza. Fica nosso registro e nossa indignação, apesar da vitória”, comentou.
Flamengo perde a liderança e Fortaleza próximo do G-6
A derrota do Mengão em casa trouxe alterações importantes na tabela de classificação. O Flamengo caiu para a terceira colocação, vendo os rivais Botafogo e Palmeiras passarem a frente na briga pela liderança.
Já o Fortaleza, que vem mostrando um crescimento no Brasileirão, alcançou os 26 pontos, ficando na sétima colocação e encostando no G-6, com a mesma pontuação do Cruzeiro, que é o sexto.
Na próxima rodada, o Fortaleza pega o Vitória, enquanto o Flamengo recebe o Criciúma.

