Home Futebol Seleção brasileira já decidiu Copa América contra Uruguai 4 vezes

Seleção brasileira já decidiu Copa América contra Uruguai 4 vezes

Brasil e Uruguai voltam a se enfrentar em fase decisiva da Copa América; são duas das principais seleções da América do Sul

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Brasil x Uruguai

Brasil x Uruguai pelas eliminatórias (Vitor Silva/CBF)

Na noite de hoje (06), Brasil e Uruguai se enfrentam em busca de uma vaga na semifinal da Copa América. Este duelo entre gigantes acontece logo nas quartas de final porque a seleção brasileira terminou em segundo do seu grupo.

PUBLICIDADE

Dois campeões do mundo, Brasil x Uruguai já fizeram até final de Copa do Mundo, com a seleção uruguaia levando a melhor em pleno Maracanã.

Na Copa América, as duas seleções já fizeram a final em quatro ocasiões, com dois títulos para cada seleção. Vale destacar também que em 1989 o Brasil foi campeão tendo o Uruguai como vice, mas não houve final naquela edição.

PUBLICIDADE

A primeira final entre Brasil e Uruguai aconteceu em 1919, com a nossa seleção vencendo por 1 a 0. Depois, essa final só foi repetir em 1983, com o Uruguai dando o troco e ficando com a taça.

Por fim, nos anos 90, essa final aconteceu duas vezes. Em 1995, o Uruguai foi campeão nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal. Quatro anos depois, a seleção brasileira goleou por 3 a 0 e ficou com o título.

As finais de Copa América Brasil x Uruguai

  • 1919 – Brasil 1 x 0 Uruguai
  • 1983 – Brasil 1 x 3 Uruguai (agregado)
  • 1995 – Brasil 1 (3) x (5) 1 Uruguai (pênaltis)
  • 1999 – Brasil 3 x 0 Uruguai

Uruguai tem mais títulos que a seleção brasileira

Se o Brasil é o maior vencedor de Copa do Mundo, não podemos dizer o mesmo quando o assunto é Copa América.

Com nove títulos, a seleção brasileira é apenas a terceira mais vitoriosa, atrás de Argentina e do próprio Uruguai. Argentina e Uruguai já venceram a competição 15 vezes cada.

PUBLICIDADE

Sobre o duelo de hoje

Brasil x Uruguai acontece neste sábado (06), às 22h (de Brasília). Em jogo único, quem vencer avança à semifinal. Em caso de qualquer empate, a decisão será nos pênaltis.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial