Home Futebol Times “fora do eixo” que conquistaram a Copa do Brasil

Times “fora do eixo” que conquistaram a Copa do Brasil

Competição nacional que é disputada no sistema “mata-mata” já contou com alguns campeões improváveis; relembre todos

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Troféu da Copa do Brasil (Lucas Figueiredo/CBF)

Troféu da Copa do Brasil (Lucas Figueiredo/CBF)

A Copa do Brasil é uma das competições mais valorizadas no nosso futebol. Ela tem uma premiação boa, da vaga para a Libertadores e é disputado no sistema “mata-mata”, o que permite algumas zebras, dando esperança para times sem grandes investimentos.

PUBLICIDADE

Criada em 1989, a competição já teve ao longo da sua história, alguns campeões “fora do eixo”, ou seja, os times que não têm tanta mídia e que não são considerados grandes por boa parte da imprensa e torcedores.

O primeiro campeão “fora do eixo” aconteceu logo na terceira edição, com o Criciúma vencendo o Grêmio na final pelo critério do “gol fora”, após 1 a 1 no agregado. Vale destacar que o desempate por gol fora de casa não existe mais na competição.

PUBLICIDADE

Depois, ainda nos anos 90, foi a vez do Juventude se sagrar campeão em 1999, ao vencer o Botafogo por 2 a 1 no agregado.

Neste século, 2004 e 2005 reservaram talvez as duas maiores zebras da Copa do Brasil até então. Primeiro, o Santo André venceu o Flamengo em pleno Maracanã por 2 a 0 e ficou com a taça, após 2 a 2 na ida. No ano seguinte, o modesto Paulista de Jundiaí venceu o Fluminense, após 2 a 0 no agregado.

Em 2008, foi a vez do Sport vencer o poderoso Corinthians pelo critério do “gol fora”, após 3 a 3 no agregado.

Por fim, em 2019, foi a vez da menor das zebras. O Athletico-PR, que já foi campeão Brasileiro e da Sul-Americana, venceu a Copa do Brasil com autoridade, batendo o Internacional na final.

PUBLICIDADE

Campeões da Copa do Brasil “fora do eixo”

  • 1991 – Criciúma 1 x 1 Grêmio (agregado – gol fora)
  • 1999 – Juventude 2 x 1 Botafogo (agregado)
  • 2004 – Santo André 4 x 2 Flamengo (agregado)
  • 2005 – Paulista 2 x 0 Fluminense (agregado)
  • 2008 – Sport 3 x 3 Corinthians (agregado – gol fora)
  • 2019 – Athletico-PR 3 x 1 (agregado)

Vale destacar que já tivemos alguns times “fora do eixo” que foram vice-campeões, como Coritiba (duas vezes), Goiás, Ceará, Brasiliense, Vitória e Figueirense.

Maiores campeões da competição

Com seis títulos, o Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil. A Raposa venceu pela última vez em 2018. Atrás dele, aparece o Grêmio, com cinco conquistas.

Palmeiras e Flamengo aparecem logo atrás, com quatro títulos cada. Fecha o top-5 o Corinthians, que venceu três vezes a Copa do Brasil.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial