Zico esclarece polêmica com Romário na seleção: “Sobrou pra mim”
Galinho conta bastidores do polêmico corte do ex-atacante na véspera da Copa do Mundo de 1998
Zico durante entrevista para podcast - Reprodução/YouTube
Presença ilustre no canal Duda Garbi, no YouTube, Zico tratou abertamente de um assunto para lá de polêmico que até hoje gera repercussão e curiosidade de todos: o corte de Romário na seleção brasileira em 1998 antes da Copa do Mundo na França.
Então técnico do Brasil, Zagallo tomou a decisão final diante de tantas interrogações quanto as condições clínicas do jogador. Além do Velho Lobo, o Baixinho também ficou na bronca com Zico, que era o coordenador.
“Quem cortou ele foi o médico e o Zagallo. A comissão técnica é isso aí, vai chegando o dia próximo e você precisa tomar a decisão da lista. E o Lídio [Toledo – médico da seleção] foi questionado pelo Zagallo. ‘Quando você acha que o Romário vai voltar a treinar com o grupo?’ Porque todo o período lá na França ele não treinou um dia com o grupo, foi só uma vez no campo, mas não treinou, não jogou amistoso”, explica Zico.
“E aí o Lídio foi perguntado quando ele voltaria, quando poderia jogar. ‘Não sei’. Aí a decisão é do treinador, problema dele, são decisões. Eu fui técnico de duas seleções. Os meus auxiliares falavam pra mim, mas a decisão era minha, não jogava pra ninguém”, esclarece o Galinho.
Romário também ficou na bronca com Zico
Além de Romário, outros dois atletas também foram cortados e com o aval de Lídio. O Baixinho, porém, não digeriu bem a situação, uma vez que acredita que teria condições de se recuperar a tempo da estreia.
“O mais importante, quem tem que falar uma hora dessas em casos de lesões é o médico. O Flávio Assunção, Juninho Paulista foram todos cortados antes porque o Lídio disse que não dava. Pronto. Aí fica critério do treinador esperar ou não. Agora, o caso do Romário sobrou pra mim. O pau cantou comigo. O Romário botou na cabeça, botaram na cabeça dele que eu era o responsável”, esclareceu Zico.

