Mais uma vez, o Palmeiras não avança de fase em competição eliminatória dentro do Allianz Parque. O algoz, dessa vez, é o Botafogo, que mesmo com a reação palmeirense, segurou o empate e vai às quartas de final da Libertadores.
Palmeiras x Botafogo 2024: se não fosse o VAR…
A princípio, com o resultado da ida, em 2 x 1 favorável ao Botafogo, o Palmeiras precisava vencer por dois gols de diferença, ou apenas um para levar aos pênaltis. No entanto, o Verdão não marcou no primeiro tempo e ainda viu o time carioca abrir 2 x 0 na metade final do jogo.
Até que, aos 40′, com Flaco López, e aos 45′, em gol marcado por Rony, o Palmeiras chegou ao empate. Entretanto, o gol que colocaria a decisão para os pênaltis, marcado por Gustavo Gómez, acabou sendo anulado, pelo VAR, com a marcação de toque no braço do defensor paraguaio.
Com isso, o Botafogo avança de fase na Libertadores e espera o vencedor de São Paulo x Nacional. Por outro lado, o Palmeiras soma mais uma eliminação em casa no ano de 2024.
Palmeiras x Flamengo: jogo no Allianz totalmente diferente do Maracanã
Da mesma forma, após a derrota no Maracanã, por 2 x 0, o Palmeiras tentou buscar reverter a classificação no Allianz Parque. Na partida de volta, o Verdão chegou a sair na frente, com gol de Vitor Reis aos 6′.
No entanto, da mesma forma que aconteceu contra o Botafogo, o gol que levaria a disputa pela vaga para os pênaltis, marcado por Flaco López, acabou sendo anulado pelo VAR. Com isso, o Palestra também saiu da Copa do Brasil em casa.
Flechada do Boca de Cavani no Allianz
Em 2023, também no Allianz Parque, o Palmeiras deixou a vaga na final da Libertadores escapar, dessa vez para o Boca Juniors. Após empate sem gols em Buenos Aires, outro resultado igual, por 1 x 1, na capital paulista, com gols de Cavani e Piquerez, o que levou a decisão para os pênaltis.
No entanto, nas penalidades, o goleiro Romero, do Boca, defendeu as cobranças de Raphael Veiga e Gustavo Gomes. Com isso, o Palmeiras deixou a oportunidade de mais uma final de Libertadores escapar dentro de casa.
Contra o São Paulo, na Copa do Brasil 2023
Também no último ano, pela Copa do Brasil, o Palmeiras deixou a competição, para o rival São Paulo. Depois de perder a ida, por 1 x 0, no Morumbi, o Palestra tinha a missão de remontar o placar, mas não aconteceu.
Pelo contrário, o São Paulo venceu o Palmeiras no Allianz Parque, por 2 x 0. Com isso, avançou na competição até chegar à final e ser campeão diante do Flamengo.
Outra eliminação para o vizinho de CT
Novamente, na ida, o São Paulo havia vencido no Morumbi, pelo placar de 1 x 0. No entanto, diferente de 2023, em 2022, o Palmeiras conseguiu descontar a vantagem e levou a decisão para o pênaltis, com vitória de 2 x 1 no Allianz Parque.
Contudo, o São Paulo venceu nos pênaltis, por 4 x 3, e eliminou o rival Palmeiras dentro da própria casa. Vale lembrar que essa partida era o recorde de público, até então, do Allianz Parque, com 41.361 torcedores.
Passou um Furacão no Allianz
Por fim, na Libertadores 2022, também na semifinal, o Palmeiras caiu em casa para o Athletico. Na partida de ida, vitória do Furacão, 1 x 0, o que deu a vantagem do empate para a equipe paranaense na volta.
Dessa forma, aconteceu justamente o empate, com o Palmeiras saindo na frente, abrindo 2 x 0, com os Gustavos, Scarpa e Gómez, que daria a classificação para o lado verde. No entanto, o CAP chegou ao empate, com gols de Pablo e David Terans, que confirmaram a vaga da equipe paranaense na final da Libertadores 2022.
Foto: Vitor Silva/Botafogo SAF

