Lukasz Piszczek jogou no Borussia Dortmund por vários anos (foto: Carsten Harz/Getty Imagens)
O Borussia Dortmund estreou com vitória, na Bundesliga (Campeonato Alemão), ao derrotar o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, no estádio Signal Iduna Park. Os dois gols foram da autoria de Bynoe-Gittens, mas outro personagem se destacou, próximo do campo de jogo.
Lukasz Piszczek está de volta. O polonês jogou no clube de 2010 a 2021 e se tornou um dos auxiliares do treinador recém-promovido, Nuri Sahin, também ex-atleta do time aurinegro.
“(O convite) aconteceu durante a Eurocopa. Depois do jogo contra a Áustria, o clube me ligou perguntando se eu poderia ir para Dortmund”, relatou, em entrevista ao site TVP Sport.
“A França estava jogando. Eu aproveitei o intervalo para conversar e foi assim que me tornei auxiliar”, acrescentou.
De acordo com números do site Ogol, Piszczek acumulou 382 jogos oficiais pelo Borussia Dortmund. Ele marcou 19 gols.
O ex-defensor ganhou sete títulos pelo clube alemão, sendo três Copas da Alemanha, duas Bundesligas e duas Supercopas da Alemanha. Alguns desses troféus foram erguidos com a parceria de Nuri Sahin dentro de campo.
“Nós jogamos, por muito tempo, no mesmo time, conversávamos muito sobre futebol, mas também podíamos contar um com o outro em outras situações da vida”, relatou.
Segundo o polonês, a relação profissional exige outros detalhes. “Somente conhecê-lo não é suficiente. É preciso de algo mais. Confiança mútua, por exemplo. Ele me ligou e depois para outro ex-jogador do clube: Marcel Schmelzer”, disse.
Convite surpreendeu
Piszczek encerrou a carreira de jogador na última temporada do futebol europeu após defender o LKS Goczalkowice Zdroj de 2021 a 2024.
“Planejei trabalhar no clube e, posteriormente, assumir o time profissional. Neste período, fiz alguns cursos da Uefa”, contou.
“Queria trabalhar na Terceira Divisão e procurar pessoas com quem pudesse formar uma equipe de nível principal futuramente. De repente, surgiu a oferta do Borussia Dortmund”, finalizou.
Piszczek terá jogo festivo pelo Borussia Dortmund
Conforme informações oficiais, o evento está marcado para o dia 7 de setembro. A partida marca uma espécie de “despedida” do profissional.
Piszczek vai estar ao lado do compatriota Jakub Blaszczykowski que também venceu títulos pelo Borussia Dortmund e formou um trio polonês que tinha Lewandowski (atualmente no Barcelona) como mais um protagonista.

